Bibliotecas do Brasil e da Palestina firmam protocolo histórico
- Mehane Albuquerque
- há 2 horas
- 2 min de leitura
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – firmou, na manhã desta quarta-feira, um Protocolo de Intenções histórico junto à Biblioteca Nacional Palestina, localizada em Ramallah, na Cisjordânia. Este é o primeiro acordo firmado entre a BN Palestina e uma instituição estrangeira.

A assinatura ocorreu na manhã desta quarta-feira (12/11), de forma remota, com as participações do embaixador brasileiro no Escritório de Representação na Cisjordânia, João Marcelo Queiroz Soares, do presidente da FBN, Marco Lucchesi, e do ministro e diretor da Biblioteca Nacional Palestina, Marwan Awartani.
Durante a reunião, os participantes se comunicaram em inglês e árabe. Marco Lucchesi dedicou o encontro aos escritores Mahmud Daruish e Milton Hatoum, que representam “essa ponte, em termos literários e culturais, entre o Brasil e a Palestina”. Segundo Lucchesi, ao ser informado sobre a assinatura do acordo, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, exclamou: “incrível!”.

A partir do Protocolo de Intenções, as bibliotecas promoverão o intercâmbio de informações e experiências no âmbito da Ciência da Informação e áreas afins, bem como a troca de acervos, a colaboração em projetos de pesquisa, conferências e visitas técnicas, entre outros tópicos.
“A assinatura do Protocolo de Intenções entre as bibliotecas nacionais do Brasil e da Palestina reveste-se de um grande valor humanitário. Manifestamos ao ministro e diretor da biblioteca Palestina, Marwan Awartani, nosso desejo de ajudarmos no âmbito da preservação e conservação do patrimônio bibliográfico. Não vamos abrir mão da cultura da Paz”, afirma o presidente da FBN, Marco Lucchesi.
Doação de livros
A aproximação inicial entre as bibliotecas nacionais se deu em junho deste ano, quando a FBN enviou a primeira remessa de livros de autores brasileiros traduzidos para o árabe - por meio do Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior - como doação para o acervo da Biblioteca Palestina, para universidades e centros culturais. O contato foi intermediado pelo embaixador João Marcelo Queiroz Soares.
Até o momento, foram enviadas três remessas de livros que incluem autores como Machado de Assis, Marina Colasanti, Graça Aranha, Patrícia Melo e Itamar Vieira Junior, entre outros. Também foram doados volumes de um dicionário árabe-português e de uma edição trilíngue árabe-português-espanhol do livro “Deleite do estrangeiro em tudo o que é espantoso e maravilhoso: estudo de um relato de viagem bagdali”, de Paulo Daniel Elias Farah e Al-Baghdadi - uma edição conjunta da FBN, da Biblioteca Nacional da Argélia e das Bibliotecas Nacional e Ayacucho, da Venezuela.
Fonte: Ascom / FBN






