top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

BRICS: SPIEF anuncia Grupo de Trabalho para Cooperação Tecnológica

A criação do Grupo de Trabalho sobre Cooperação Tecnológica entre países com base no Conselho Empresarial do BRICS foi anunciada à margem do 27º Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF) no âmbito da sessão “Expansão do BRICS. Novas oportunidades de cooperação empresarial".

Foto: TV BRICS

Um dos objetivos do grupo é aumentar o “valor agregado” da cooperação econômica e tecnológica dentro do BRICS. Os autores da iniciativa também acreditam que ela ajudará a organizar o desenvolvimento conjunto e a implementação de novas soluções nos países do BRICS.


Entre as tarefas do grupo de trabalho estão a organização de atividades conjuntas para coletar práticas tecnológicas (inclusive por meio do concurso BRICS Solutions Awards), a coordenação de novos formatos para o trabalho conjunto dos países membros do BRICS (fundos de risco, plataformas de investimento, fundos analíticos etc.), o envolvimento de empresas de tecnologia dos países do BRICS no diálogo sobre projetos visionários conjuntos.


Em um comentário exclusivo para a TV BRICS, Andrey Siling, Diretor Executivo da organização autônoma sem fins lucrativos “Plataforma da iniciativa tecnológica nacional”, observou que a tecnologia é um fator que não apenas determina a soberania de um país, mas também seu futuro.


O especialista explicou que é difícil para um único país lidar sozinho com muitos desafios modernos, por isso a plataforma BRICS representa uma excelente oportunidade para organizar a cooperação global.


“Nessa plataforma, estamos prontos para elaborar, junto com nossos colegas estrangeiros, um mecanismo para compartilhar informações e melhores práticas de empresas e organizações”, disse ele.


“Estamos falando sobre o conceito de shared sovereignty (”soberania compartilhada” - na diplomacia), com base no qual é possível construir relações sistêmicas com outros países ao longo das linhas de desenvolvimento tecnológico. Para trabalhar em projetos de cooperação internacional no campo da ciência e pesquisa, indústrias e mercados do futuro, e o sistema educacional, que deve enfrentar todos esses desafios, gostaríamos de propor a criação de um Grupo de Trabalho do BRICS sobre Cooperação Tecnológica", explicou Andrey Siling.


Ele acrescentou que os países do BRICS são polos de civilizações distintas: chinesa, árabe, russa, africana, latino-americana, iraniana; e cada uma delas tem sua própria interpretação da tecnologia. Andrey Siling destacou que os países do BRICS devem se desenvolver juntos, manter um diálogo construtivo e lembrar que a inovação de mais alta tecnologia deve ser baseada na tradição.


"Hoje, os países do BRICS estão interessados em preservar sua identidade. Eles estão se perguntando: como podem dar um salto para o futuro com base em seu próprio código cultural? A resposta a essa pergunta será formada dentro do Grupo de Trabalho sobre Cooperação Tecnológica do Conselho Empresarial do BRICS", diz o especialista.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page