top of page
banner natal 450 anos niteroi 728x90 TODAPALAVRA.jpg

Biden vê Lula como líder global, diz embaixadora dos EUA


Lula recebe as credenciais da embaixadora dos EUA Elizabeth Bagley (Foto: Ricardo Stuckert/Palácio do Planalto)

Durante solenidade organizada no Palácio do Planalto, Lula recebeu na sexta-feira (3) as credenciais de nove novos embaixadores no Brasil: os de China, Estados Unidos, Reino Unido, Zimbábue, Síria, El Salvador, República Tcheca, Turquia e Filipinas. O mandatário afirmou que busca retomar o diálogo com todos os continentes e que está disposto a trabalhar pela promoção da paz.


"Vamos retomar as relações com todos os continentes e trabalhar pela promoção da paz. É um diálogo para ampliação das relações e cooperação com o mundo", afirmou Lula.


Na próxima semana, o presidente embarca para os EUA para se encontrar com seu homólogo norte-americano, Joe Biden. A nova embaixadora estadunidense, Elizabeth Bagley, comentou sobre a visão que Washington tem de Lula.


"Eu falei para o presidente Lula que o presidente Biden o enxerga não apenas como líder nacional ou da região, mas como líder global. Falamos sobre comércio e investimentos, e da necessidade de unirmos nossas nações para melhorar a qualidade de vida econômica dos nossos povos", disse Bagley.


Segundo o Planalto, a conversa com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, "teve como prioridade o estreitamento de relação entre os dois países, os encontros previstos no BRICS e no G20, e a visita que o presidente pretende fazer à China em março".

Lula cumprimenta o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao (Foto: Ricardo Stuckert)

Brasil quer fórum de paz para resolver conflito entre Rússia e Ucrânia

Na terça-feira (31), o presidente Lula propôs a criação de um fórum de paz para auxiliar as negociações entre Rússia e Ucrânia diante do conflito em solo europeu.


Lula defendeu a construção do mecanismo de diálogo entre Rússia e Ucrânia após encontro com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, que havia pedido que o Brasil se comprometesse com o envio de munições a Kiev. O mandatário brasileiro, no entanto, negou a solicitação e disse que sua guerra é contra a fome, não contra a Rússia.


Fonte: Agência Sputnik

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner natal 450 anos niteroi 300x250 - TODAPALAVRA.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page