Bloco Sambaqui convida para evento em Itaipu
- Mehane Albuquerque
- 2 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
O Bloco Sambaqui fará uma apresentação especial no sábado de Aleluia, dia 8 de abril, na Feira de Economia Solidária de Itaipu (Praça das Amendoeiras) a partir das 12h. O 'esquenta' da bateria começa às 10h. Este ano o samba-enredo do bloco — 'Não Passarão!', de Luiz Pucú e Paulo Ciranda — destaca a importância da valorização e respeito ao território centenário de moradia, trabalho e cultura da pesca representado pelo Quintal dos Pescadores.

Trata-se de um espaço de convívio harmônico e afetivo, hoje ameaçado pela especulação imobiliária. O enredo sublinha a importância de se preservar as tradições dessa comunidade pesqueira e valorizar os Sambaquis (sítios arqueológicos) de Itaipu-Camboinhas como parte da identidade e memória de Niterói.
Criado em 2018 como expressão estética do Movimento Lagoa para Sempre (LPS), o Bloco Sambaqui tem como eixo temático principal a valorização do patrimônio ambiental, cultural e social de Itaipu e Região Oceânica de Niterói, com destaque para as lagoas de Itaipu e Piratininga. Somos mais
de 60 integrantes do Bloco, dos quais 32 têm participado assiduamente nos ensaios da bateria desde janeiro. O primeiro desfile deste ano ocorreu no dia 11/2, sábado véspera do carnaval, como de costume desde a criação do bloco.
O Bloco Sambaqui conta com uma rede de parceiros locais e, para o desfile do sábado de Aleluia, terá o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Associação Ponto Org foi a proponente responsável.
Nossa contrapartida será uma oficina do poeta, letrista e estoriador Luiz Pucú e do músico Paulo Ciranda, para alunos do CIEP Ruy Frazão, situado no bairro Engenho do Mato (Região Oceânica de Niterói).
O Bloco Sambaqui conta ainda com a participação dos bonecos gigantes da artesã e ativista do Movimento Lagoa para Sempre Lígia Granjeiro, e de amigos equilibristas pernaltas.
Samba-Enredo de 2023
Não Passarão! (Luiz Pucú e Paulo Ciranda)
O Povo do Sambaqui
Já estava aqui
Que papo é esse
Suma daqui...
Respeite o pescador
Que chegou primeiro
O Quintal é nosso
Não é de grileiro
E o Plano Diretor
Apologia de espigão
Não passará!
Não passarão!
Queremos Parque
E Amor no coração!!
Não passará!
Não passarão!
Queremos Parque
E Amor no coração!
Serviço
Desfile do Bloco Sambaqui
Quando: sábado dia 08/4 a partir das 10h
Onde: Feira de Economia Solidária de Itaipu na Praça das Amendoeiras, em frente ao ponto final dos ônibus em Itaipu.
Bateria: traga seu instrumento de percussão e muita alegria para se juntar ao bloco na defesa do patrimônio ambiental da Região Oceânica
Informações: lagoaparasempre.ro@gmail.com
Site (clique aqui)
Redes Sociais: @lagoaparasempre
Comments