top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Bloqueio não impediu EUA de comprar petróleo do Irã


ree

EUA importaram petróleo bruto e produtos petrolíferos do Irã duas vezes nos últimos meses, apesar de as sanções de Washington proibirem qualquer país de importar petróleo iraniano.

A importação estimada de 36.000 barris por dia em outubro de 2020 (no total de 1,11 milhão de barris) e 33.000 barris por dia em março deste ano (no total de 1,03 milhão de barris) parecem ser as primeiras aquisições feitas pelos EUA do Irã desde 1991, revelou esta sexta-feira (28) a Administração de Informações sobre Energia dos EUA (EIA).

No entanto, a entidade não explicou como é que as importações iranianas apareceram no registo apesar de as sanções dos EUA em vigor proibirem qualquer país de importar petróleo iraniano.

As importações de petróleo iraniano para os EUA cessaram em 1991. Em outubro de 2020, os EUA apreenderam um carregamento de produtos petrolíferos em quatro navios-tanque com destino à Venezuela, que posteriormente foram vendidos, mas as estatísticas da EIA indicam cerca de 1,11 milhão de barris importados.

Os EUA mantêm sanções contra o setor petrolífero iraniano, inclusive chegaram a ameaçar com sanções secundárias contra os importadores de petróleo da República Islâmica logo depois que o ex-presidente americano Donald Trump se retirou em 2018 do acordo internacional JCPOA com o Irã.

Os Estados Unidos têm um longo histórico de sanções contra o Irã, datado de 1984, quando proibiram a venda de armas e toda a assistência dos EUA ao Irã.

O presidente Barack Obama, em 2012, aplicou sanções contra instituições financeiras iranianas, destinadas a sufocar efetivamente a venda de petróleo iraniano. Obama suspendeu essas sanções em 2016 depois que o Irã assinou um acordo nuclear com os Estados Unidos e outras potências mundiais.


Fonte: Sputnik

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page