Bolsonaro imita Trump e fala em interferência externa


O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (3), sem dar detalhes ou apontar evidências para suas afirmações, que o Brasil pode sofrer interferência externa nas eleições de 2022.

Em sua conta no Twitter, escrevendo para a sua plateia de seguidores, Bolsonaro afirmou que há "forte suspeita de interferência externa" na eleição presidencial nos Estados Unidos. Em seguida, em referência ao Brasil, escreveu que o país desperta interesse de outras potências "em especial pelo agronegócio".

Nos comentários seguintes, evidenciando preocupação que o resultado eleitoral de 2022 não lhe seja favorável - Bolsonaro já manifestou desejo de se reeleger - afirmou que a América do Sul está caminhando para a esquerda e que "nosso bem maior, a liberdade, continua sendo ameaçado (sic)". Bolsonaro conclui a publicação - na base da teoria da conspiração - dizendo que "alguns países" têm "como prioridade, o domínio da própria Amazônia". (Veja a sequência dos tuítes ao final da matéria)

Desmentindo interferências

O governo dos EUA sancionou em outubro o embaixador do Irã no Iraque, Iraj Masjedi, e mais cinco entidades iranianas sob acusações de tentar influenciar as eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Nesta terça-feira, o secretário interino do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Chad Wolf, disse que não há evidências de interferência de agente estrangeiro na eleição presidencial. A declaração de Wolf foi dada durante uma coletiva de imprensa transmitida on-line. "Não temos indicações de que um ator estrangeiro tenha conseguido comprometer ou manipular quaisquer votos nesta eleição", disse Wolf, citado pela agência Reuters.

Wolf fez a afirmação no último dia de votação para a eleição presidencial dos EUA em que o atual presidente Donald Trump, enfrenta o democrata Joe Biden em busca da reeleição.



Com informações da Sputnik


 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

1/3
300x250px - para veicular a partir do di
Leia também: