top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Bolsonaro libera extração de madeira em terras indígenas


ree
(Foto: Felipe Werneck/Ibama)

A quinze dias do fim, o governo de Jair Bolsonaro (PL) publicou nesta sexta-feira (16) uma nova instrução normativa que autoriza a extração de madeira em terras indígenas no país, inclusive com participação de grupos não indígenas. A medida fere a Constituição Federal, que prevê que os recursos naturais dessas áreas podem ser utilizados exclusivamente pelos próprios indígenas, segundo entidades como o Instituto Socioambiental (ISA).


A medida foi assinada pelo presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Eduardo Bim, em conjunto com o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Marcelo Augusto Xavier, e publicada no Diário Oficial da União ( DOU ).


A nova instrução normativa estabelece que a exploração madeireira poderá ser feita por cooperativas dos próprios indígenas ou organizações de composição mista (em que a participação de não indígenas não passe de 50% da composição).


Documentos obtidos pela Folha de S. Paulo, indicam, no entanto, que a medida do governo seria para atender a interesses de grandes madeireiras, que vinham pressionando por isso há muito tempo.


De acordo com a advogada Juliana de Paula, do ISO, a medida do governo Bolsonaro "representa uma flagrante tentativa de burlar a Constituição Federal e o Estatuto do Índio", e abriria margem para impactos ambientais sérios no país, além do aumento do desmatamento nas terras indígenas.


O artigo 231 da Constituição Federal afirma que "as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes". Enquanto o Estatuto do Índio, em seu artigo 18, proíbe que não indígena pratique a "caça, pesca ou coleta de frutos, assim como de atividade agropecuária ou extrativa".


A instrução entra em vigor dentro de 30 dias, e poderá ser revista pelo próximo governo, de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page