Bolsonaro não merece confiança, dizem brasileiros

De acordo com mais uma etapa da pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (18), o índice de desconfiança no presidente Jair Bolsonaro é o maior já registrado pelo instituto. Nada menos que 57% dos brasileiros dizem nunca confiar nas declarações de Bolsonaro, enquanto 28% afirmam confiar às vezes. Apenas 15% da população sempre confia no que diz o presidente. Na pesquisa anterior, de julho, o índice de desconfiança estava em 55%.
Golpe
Outro dado da pesquisa, metade dos brasileiros diz acreditar que Bolsonaro pode dar um golpe de Estado. Para 50% da população, os ataques de Bolsonaro contra a democracia são mais do que simples retórica, e podem se tornar realidade.
Já o apoio à democracia continua sólido, com 70% dizendo crer que o sistema é o melhor para o país, enquanto 9% admitem a ditadura como opção para o Brasil.
O temor de que o país volte a viver uma ditadura, como a que foi imposta por um golpe militar de 1964 a 1985, é o mais alto desde que o Datafolha iniciou esse tipo de questionamento em 2014.
Ainda de acordo com o levantamento, 76% da população defendem que Bolsonaro deve sofrer impeachment, caso desobedeça decisões do Supremo Tribunal Federal, como ameaçou fazer ao discursar nos atos golpistas no 7 de Setembro.
A pesquisa nacional foi realizado em 190 cidades com 3.667 eleitores, de 13 a 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.