top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 780x90 29 11 24.jpg

Bolsonaro participa de ato esvaziado na Praia de Icaraí

Atualizado: 21 de jul.

Como parte do périplo de eventos ao lado de pré-candidatos a prefeito de seu partido, o ex-presidente Jair Bolsonaro tem visitado diferentes municípios do Rio de Janeiro. Na manhã deste sábado (20/7), ele esteve em Niterói, na praia de Icaraí, onde participou de um ato esvaziado para oficializar seu apoio à pré-candidatura do deputado federal e ex-vereador Carlos Jordy (PL) à prefeitura da cidade.

Reprodução / Redes Sociais

Além do ex-presidente e do próprio Jordy, figuras políticas da extrema-direita discursaram do alto de um trio elétrico estacionado na praia, em frente à rua Otávio Carneiro.


Estiveram presentes o deputado federal Altineu Cortes (PL), além de vereadores bolsonaristas do leste fluminense. Após o encerramento do ato, Bolsonaro participou de um desfile em carro aberto, acenando aos apoiadores.


Baixa adesão


O evento ocupou apenas uma quadra da orla, com pouca concentração de eleitores no espaço. A maioria deles — vestindo camisa da seleção brasileira e empunhando bandeiras de Israel — estava posicionada em frente ao palco.


A baixa adesão pode ser atribuída à repercussão de escândalos envolvendo o nome do ex-presidente e seus filhos, como os casos das joias, da falsificação do cartão de vacina, da tentativa de golpe de estado e, mais recentemente, o caso da Abin Paralela, do gabinete do ódio e das rachadinhas.


Por todas as implicações com a Justiça, e na condição de inelegível e de indiciado, além da possibilidade de ser preso a qualquer momento, Bolsonaro não é um bom cabo eleitoral. Por isso mesmo, vários políticos estão evitando fotografias ou discursos em palanque ao lado dele.


Há ainda o fato de Bolsonaro ter perdido em Niterói nas últimas eleições presidenciais, apesar da vitória em 72 dos 92 municípios fluminenses. Isso indica a preferência do eleitor niteroiense por candidatos com pautas progressistas, o que também explica a alternância de governos do PDT e do PT na prefeitura nos últimos 30 anos.


A presença do ex-presidente em Niterói para prestar apoio a Carlos Jordy, portanto, não deverá trazer mudanças significativas para campanha do pré-candidato do PL à prefeitura. Pesquisas realizadas pelo Instituto Gerp no município apontam Jordy como segundo colocado. Na última delas, ele aparece com 18% das intenções de voto, contra 43% de Rodrigo Neves. O bolsonarista também registra 30% de rejeição, o maior índice entre os pré-candidatos.


De acordo com os últimos números do Gerp, Rodrigo Neves (PDT) venceria em primeiro turno, se as eleições fossem hoje. Talíria Petrone (PSOL) figura em terceiro lugar, com 11%; e Bruno Lessa (Podemos) ocupa a quarta posição, com 5%.




Comments


Divulgação venda livro darcy.png
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 300x250 27 11 24.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page