Bombeiros do Rio já resgataram mais de 50 pessoas no RS
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) já resgatou mais 50 pessoas, com vida, no Rio Grande do Sul. Uma força-tarefa da corporação está apoiando, desde a madrugada de sexta-feira (3/5), as ações de busca e salvamento de vítimas dos temporais que atingem a Região Sul do país, provocando alagamentos, deslizamentos e mais de 50 mortes. A delegação inclui profissionais da área da Saúde, especialistas em salvamento em desastres, com atuação em soterramentos, desabamentos e enxurradas, entre outros.
A primeira equipe de pronta resposta do CBMERJ chegou no Sul a bordo do helicóptero AW169, bimotor que comporta até 10 tripulantes, capaz de operar por instrumentos, inclusive no período noturno. A aeronave está atuando nas regiões mais afetadas do Estado, no socorro a pessoas que ficaram ilhadas por enchentes ou feridas por escorregamentos de terra.
O equipamento conta com um guincho elétrico com capacidade de carga de até 250 quilos, responsável por içamentos nos resgates. Essa mesma aeronave, inclusive, foi a primeira a prestar socorro aos vitimados na Serra Gaúcha. Vinte e nove pessoas foram resgatadas pelos militares, na região de Bento Gonçalves, após deslizamentos de terra que fecharam a ponte sobre o Rio das Antas e provocaram pelo menos cinco mortes.
RioSolidário se mobiliza para ajudar as vítimas
Em uma ação humanitária emergencial, o RioSolidario, obra social do Governo do Estado do Rio de Janeiro, está unindo parceiros para uma força-tarefa de ajuda ao Rio Grande do Sul.
A instituição também está mobilizando a solidariedade de todos para contribuição via PIX - CNPJ 00517666000111.
Serviço aéreo da Polícia Civil reforça apoio nos resgates de vítimas
O Governo do Rio de Janeiro enviou uma equipe com 10 agentes do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Saer/Core), da Secretaria de Estado de Polícia Civil, para o Rio Grande do Sul, com o objetivo de auxiliar as ações de busca e resgate por vítimas das chuvas que atingem a região. Os policiais chegaram na tarde deste domingo (5/5), a bordo do helicóptero AW169 da instituição. A aeronave bimotor, que opera por instrumentos inclusive à noite, tem capacidade para transportar oito passageiros e dois pilotos.
Entre as especialidades da equipe estão o resgate em catástrofes naturais e salvamento em altura e locais de difícil acesso. O apoio à operação no Sul do país foi oferecido pelo governador Cláudio Castro ao governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite.
De acordo com o secretário de Polícia Civil, delegado Marcus Amim, está previsto, ainda, o envio de uma equipe multidisciplinar da perícia técnico-científica para ajudar no serviço de identificação. A inovação das técnicas de atuação resultaram na criação do protocolo DVI da instituição, que na tradução livre significa Identificação de Vítimas de Desastres.
"Nossos peritos já estão à disposição e devem partir rumo à missão em breve. Os primeiros a chegarem foram os policiais do Saer/Core com a nossa aeronave 05 e equipamentos para reforçar os trabalhos nas áreas atingidas pelas chuvas", disse o secretário.
Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
コメント