Brasília vai sediar o Fórum Parlamentar do BRICS
- Mehane Albuquerque
- 16 de abr.
- 1 min de leitura
Já estão em andamento os preparativos para a realização do 11º Fórum Parlamentar do BRICS, que ocorrerá entre os dias 3 e 5 de junho de 2025, em Brasília. O evento contará com a participação de delegações de 31 países e cerca de 150 parlamentares, segundo nota emitida pela câmara alta do Parlamento brasileiro. De acordo com o órgão, as sessões serão realizadas no plenário e nas comissões temáticas. Ao final do fórum, será publicado um documento com as principais conclusões e resultados.

No dia 3 de junho, está prevista uma sessão dedicada às mulheres parlamentares, além de uma reunião dos presidentes das comissões de assuntos internacionais. Em seguida, ocorrerá a cerimônia de abertura do fórum e as primeiras sessões de trabalho. Por fim, em 5 de junho, serão conduzidas as sessões finais e o encerramento oficial do evento.
O Fórum Parlamentar do BRICS é realizado desde 2015, mas esta será a primeira vez que o Brasil sediará o encontro. No ano passado, a reunião foi realizada em São Petersburgo, na Rússia.
Em 2025, o Brasil ocupa a presidência rotativa do grupo, promovendo temas prioritários como: cooperação em saúde global, comércio e finanças, reforma da arquitetura de paz e segurança internacional, governança da inteligência artificial, mudança climática e desenvolvimento institucional.
A cúpula de líderes do BRICS será realizada nos dias 6 e 7 de julho de 2025, no Rio de Janeiro.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Commenti