top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Brasil apoia adesão da União Africana ao G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com o Presidente de Comores, Azali Assoumani, durante a cúpula do G7 em Hiroshima, Japão. Lula aproveitou a oportunidade para dizer a Assoumani que o Brasil apóia as demandas da União Africana por um assento no G20, seguindo o exemplo da União Européia, que tem um lugar no grupo.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente brasileiro deu ao seu colega das Ilhas Comores, que atualmente preside o bloco africano de 55 membros, uma resposta positiva a uma carta enviada em fevereiro. O Brasil ocupará a presidência do G20 em 2023. De acordo com Lula, a África é "muito importante para o Brasil" e ele pretende visitar o continente novamente.


Assoumani, por sua vez, observou o entusiasmo de Lula pelo continente africano. Em sua opinião, o presidente brasileiro está desempenhando um papel significativo na ajuda aos países em desenvolvimento.


Além disso, os dois líderes concordaram com a necessidade de expandir a cooperação tecnológica do Brasil com a África em geral. Lula lembrou que a construção de laços mais estreitos com o continente foi uma das prioridades de seu primeiro mandato, incluindo a abertura de embaixadas e o aumento da cooperação em educação.


Durante a reunião, os presidentes também discutiram a expansão de iniciativas que utilizam bancos de desenvolvimento como o AfDB (Banco Africano de Desenvolvimento) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para o desenvolvimento de infraestrutura, segundo informa Brasil 247, o parceiro da rede TV BRICS.


As Ilhas Comores estão localizadas no Oceano Índico, em um arquipélago de quatro ilhas na entrada norte do Estreito de Moçambique. Comores um país agrário e a economia baseada na agricultura.


Fonte: TV Brics


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page