Brasil bate Itália e garante vaga nas Olimpíadas de Paris, mas perde Renan
- Da Redação
- 8 de out. de 2023
- 2 min de leitura

Num Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, lotado na manhã deste domingo (8), a seleção brasileira de vôlei masculino venceu a Itália por 3 sets a 2 e garantiu, na última rodada do Pré-Olímpico, a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Com a torcida empurrando a equipe desde o início, o Brasil venceu o primeiro set por 25 a 23. No set seguinte, a Itália deu o troco e fechou também com 25 a 23. Embalados, com a confiança lá em cima, os atuais campeões do mundo viraram a partida com incríveis 25 a 15.
O Brasil reagiu no terceiro set com a entrada de Darlan - maior destaque da equipe no torneio - incendiando a torcida, e empatou a partida com também incríveis 25 a 17. No tie-break, Darlan e Lucarelli fizeram a diferença e os brasileiros fecharam em 15 a 11, para delírio dos torcedores e muita comemoração entre os atletas e a comissão técnica.
Com o resultado, o país conseguiu a segunda vaga do Grupo A, atrás da Alemanha.

Logo após a comemoração pela conquista da vaga, Renan Dal Zotto anunciou a despedida do comando técnico da equipe. Ele estava a frente da seleção brasileira de vôlei desde 2017. Na campanha do título da Liga das Nações de 2021, ele ainda se recuperava da covid-19 e Carlos Schwanke foi o treinador.
“Meu amor ao vôlei é eterno, fiz dele meu ofício e seguirei neste caminho. Quero ver o vôlei brasileiro cada vez maior. Porém, neste momento não me sinto em condições de saúde adequadas essa função. Também foi um pedido da minha família", declarou Renan, ao vivo, durante a transmissão de televisão, acrescendo que ainda iria comunicar aos jogadores sua decisão no vestiário.
Renan, que acompanhará de longe a seleção nas Olimpíadas, disse que confia que a equipe fará "um excelente papel".
"O equilíbrio entre as seleções atualmente é a nova realidade do voleibol e que cada conquista merece ser muito valorizada. Tenho muito orgulho do que fizemos neste Pré-Olímpico. E tenho certeza que esse grupo fará um excelente papel em Paris 2024. Estarei na torcida por todos eles. Sou muito grato à comissão técnica, a todos os atletas que passaram pela equipe neste período e à CBV. Saio com a certeza de ter dado o meu melhor todos os dias”, despediu-se Renan, que como técnico da seleção masculina foi prata no Mundial de 2018 e bronze no de 2022; ouro na Copa dos Campeões em 2017, ouro na Copa do Mundo em 2019, e ouro na Liga das Nações de 2021 e prata na Liga Mundial de 2017.
Comments