Brasil é convidado de honra na Feira do Livro de Bogotá
top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Brasil é convidado de honra na Feira do Livro de Bogotá

A Feira do Livro de Bogotá (Filbo 2024) abriu nesta quarta-feira (17/4) as suas portas para o público, com a presença do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua 36ª edição, o Brasil é o convidado de honra. O evento é dedicado ao departamento colombiano de Huila (sul) e às suas manifestações artísticas nativas, e vai celebrar os 100 anos da publicação do romance La Vorágine, de José Eustasio Rivera. A Filbo 2024 também homenageia Gabriel García Márquez, nos dez anos da morte do escritor colombiano ganhador do Nobel de Literatura.

Em conferência de imprensa, os organizadores informaram que estão previstas cerca de 2,3 mil atividades em vários pavilhões, incluindo a visita de pelo menos 25 delegações de países estrangeiros e a presença de mais de meio milhão de pessoas até 2 de maio, último dia do evento.


O embaixador do Brasil na Colômbia, Paulo Estivallet de Mesquita, garantiu que é uma imensa honra para seu país receber pela terceira vez a dedicatória no evento cultural mais importante da Colômbia, segundo ele. O diplomata exaltou a capacidade da feira literária de aproximar pessoas e culturas.


Paulo Estivallet de Mesquita confirmou a participação de mais de 60 escritores, pensadores e artistas brasileiros, em palestras e outras atividades programadas, com o objetivo de divulgar a riqueza da literatura brasileira e de outras expressões culturais nacionais.


O Brasil estará sendo representado por 29 escritores, além de uma delegação de 90 convidados e mais de 50 intelectuais.

Entre os nomes da literatura nacional confirmados estão: Ailton Krenak, ambientalista, filósofo e poeta, primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL); Raphael Montes, escritor e roteirista, autor dos romances “Suicidas”, “Dias perfeitos”, “O vilarejo”, “Jantar secreto” e “Uma mulher no escuro”, vencedor do Prêmio Jabuti 2020; e Geovani Martins, um dos novos talentos da literatura brasileira contemporânea, autor de “O Sol na Cabeça” e “Via Ápia”.


Entre as atrações, o Brasil realiza um evento acadêmico, em conjunto com especialistas colombianos, chamado Ciclo Afro. Apresentações culturais com música e dança e um festival de cinema brasileiro sobre a Amazônia, na Cinemateca da capital colombiana, também integram a programação brasileira no evento.


O embaixador Paulo Estivallet de Mesquita ressaltou a relevância do meio ambiente como eixo temático prioritário, uma vez que questões como as alterações climáticas e a perda de biodiversidade tornam-se problemas fundamentais da atualidade.

A Filbo 2024


Na sua 36ª edição, a Filbo 2024 tem como tema “Ler Natureza”. Um dos destaques são as Conferências Profissionais, uma série de encontros especializados e de formação dirigidos a todos os agentes do ecossistema do livro, incluindo editores, ilustradores, revisores, tradutores e bibliotecários.


Outro destaque são os chamados Fóruns do Livro, com palestras de acadêmicos. Uma das mais aguardadas é a do renomado especialista argentino Daniel Benchimol, sobre o impacto da Inteligência Artificial na cadeia do livro.


Os organizadores esperam superar os negócios realizados na edição passada, que alcançaram mais de 4,6 milhões de dólares.


*Com informações da Prensa Latina e do g1

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page