Brasil e Egito celebram 100 anos de diplomacia
- Mehane Albuquerque
- 1 de fev.
- 1 min de leitura
O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, comemorou o centenário das relações diplomáticas entre os dois países, relembrando a primeira missão brasileira recebida no Cairo em 1924. A declaração foi feita durante uma palestra sobre o crescimento econômico do Brasil, no âmbito da Feira Internacional do Livro do Cairo, conforme informou a Agência de Notícias do Oriente Médio (MENA), parceira da TV BRICS.

Franco de Carvalho destacou que o comércio bilateral entre o Brasil e o Egito atingiu US$ 4,09 bilhões (R$ 24 bilhões), evidenciando o avanço das relações comerciais. Ele também ressaltou a dinâmica crescente na cooperação mútua, citando a recente visita do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, ao Cairo, em fevereiro.
Além disso, o embaixador brasileiro enfatizou que a participação do Egito no BRICS fortalecerá ainda mais a colaboração, destacando a visita do presidente egípcio, Abdel Fattah Al-Sisi, ao Brasil, prevista para julho.
Wael Abu Elmajd, ex-embaixador do Egito no Brasil e atual assessor do ministro egípcio para o Clima, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, comentou sobre a importância das relações bilaterais e as convergências entre os dois países em questões globais. Ele destacou o crescimento das exportações brasileiras, especialmente nos setores agrícola e pecuário, que consolidaram o Brasil como um grande exportador. Abu Elmajd também sublinhou a necessidade de expandir os investimentos entre os dois países.
Ele concluiu destacando que o Egito se posiciona como um ponto estratégico para investidores brasileiros, oferecendo um mercado promissor para produtos do Brasil na África.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments