top of page
banner niteroi carnaval 780x90px 16 02 24.jpg

Brasil e Rússia celebram 195 anos de relações diplomáticas

Hoje, 3 de outubro, comemoram-se os 195 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Rússia, relata a Embaixada do Brasil em Moscou. Quase dois séculos de amizade são unidos pela expedição científica russa liderada por Georg von Langsdorff, a visita de Yuri Gagarin ao Brasil, o jogo da seleção de Pelé em Moscou e a literatura de Jorge Amado e Fiódor Dostoiévski, segundo um comunicado da Embaixada do Brasil em Moscou.

Mauro Vieira e Sergei Lavrov, ministros das Relações Exteriores do Brasil e da Rússia / Serviço de Imprensa do do Ministério das Relações Exteriores

"Hoje, nossos avanços na cooperação científica e espacial andam juntos do incremento de nosso intercâmbio acadêmico e cultural, exemplificado pela Escola do Balé Bolshoi em Joinville."


Destaca-se que o intenso comércio bilateral registrou em 2022 o recorde de US$ 9,8 bilhões (R$ 49,80 bilhões), consolidando o Brasil como principal parceiro comercial da Rússia na América Latina.


Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, no seu canal no Telegram, também enfatizou que as relações russo-brasileiras têm o caráter de uma parceria estratégica, têm uma dinâmica positiva estável, são construídas em uma atmosfera de confiança, amizade e compreensão mútua, e são baseadas nos princípios do diálogo igualitário e mutuamente respeitoso.


"A cooperação em política externa entre a Rússia e o Brasil tem sido tradicionalmente baseada em uma convergência de abordagens para muitas questões da agenda global: combater o terrorismo, proteger o meio ambiente e garantir a segurança da informação internacional."


Na semana passada, na quarta-feira (27/30), a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que neste dia será realizada uma mostra dos arquivos e fotografias, dedicados aos laços entre dois países. Além disso, de acordo com ela, no evento os chanceleres da Rússia e do Brasil trocarão mensagens.


Ao mesmo tempo, um artigo do chanceler Sergei Lavrov, dedicado à história e ao estado atual das relações russo-brasileiras, será publicado na revista Mezhdunarodnaya Zhizn (Vida Internacional), acrescentou Zakharova. A representante oficial do MRE também destacou que o Brasil é um parceiro de apoio da Rússia na região da América Latina, Caribe e no mundo.


Fonte: Sputnik

Chamada Sons da Rússia5.jpg
banner niteroi carnaval 300x250px 16 02 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page