Brasil participa de reunião em Madri sobre criação do Estado palestino
- Da Redação
- há 1 dia
- 1 min de leitura

Representantes de 20 países se reuniram neste domingo (25) em Madri para discutir a criação do Estado da Palestina. O ministro das Relações Exteriores brasileiro Mauro Vieira esteve presente representando o Brasil.
O ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares defendeu que a União Europeia não deve apenas suspender o acordo de associação com Israel, mas também adotar sanções individuais contra aqueles que obstruem a solução de dois Estados — incluindo o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.
"Todos nós precisamos implementar um embargo de armas a Israel para deter a guerra em Gaza, uma ferida aberta para a humanidade", acrescentou o chanceler.
Presente na reunião, o ministro Mauro Vieira já havia informado na semana passada que participaria do encontro. Neste domingo, o Itamaraty confirmou através de uma rede social a presença do chanceler.
Durante sua fala, Vieira criticou a falta de ação da comunidade internacional frente ao "massacre" de civis em Gaza e que a história não vai admitir desculpas para esta letargia.
"Na verdade, ninguém poderá alegar desconhecimento sobre as atrocidades em curso, transmitidas diariamente ao vivo pelos meios de comunicação", disse o ministro.
No dia 18 de maio, Israel declarou que havia iniciado uma nova ofensiva contra Gaza, embora tivesse começado a atacar o enclave três dias antes em locais diferentes, causando pelo menos 100 baixas por dia. Segundo os órgãos de saúde da Palestina, pelo menos 60 mil pessoas já morreram desde o início da escalada em 2023, a maioria delas mulheres e crianças.
Da Sputnik Brasil, parceira do TODA PALAVRA