top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Brasil passa a presidência do BRICS para a Índia


(Foto: Sputnik/Via BRICS Brasil)
(Foto: Sputnik/Via BRICS Brasil)

A transmissão formal da presidência do BRICS para a Índia, com a entrega do martelo pelo sherpa do Brasil, embaixador Mauricio Lyrio, ao sherpa indiano, embaixador Sudhakar Dalela, no encerramento da 4ª Reunião de Sherpas do grupo, nesta sexta-feira (12), no Palácio Itamaraty, em Brasília.


Sudhakar Dalela se comprometeu em levar adiante a agenda coletiva e apresentou as prioridades da presidência do BRICS para 2026, que estarão estruturadas em quatro eixos: resiliência, inovação, cooperação e sustentabilidade:


"Nossa presidência permanecerá guiada pelos princípios fundamentais de continuidade, consolidação e consenso, enquanto permanece responsiva aos desenvolvimentos globais emergentes e às prioridades em evolução do Sul Global", disse.


O encontro, que durou dois dias, debateu o balanço da presidência brasileira em seis áreas-chave: Cooperação Global em Saúde; Mudança do Clima; Comércio, Investimento e Finanças; Arquitetura Multilateral para a Paz e Segurança; Governança da Inteligência Artificial; e Desenvolvimento Institucional.


As resoluções já acordadas na presidência brasileira que ganharão continuidade serão o desenvolvimento de sistemas de redução de desastres climáticos , a cooperação para o uso equitativo de Inteligência Artificial , o compartilhamento de saberes científicos e de pesquisa, entre outros.


Além disso, terão seguimento os debates políticos de relevância para o Sul Global, que guiaram a presidência brasileira do Brics: governança global mais inclusiva e diversa e a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).


Apesar da transmissão oficial da presidência do Brics para a Índia ter ocorrido, o Brasil segue à frente do agrupamento até 31 de dezembro de 2025.


Na próxima semana será realizado um último workshop sobre segurança, com a participação do embaixador Celso Amorim, assessor para assuntos internacionais da Presidência da República.


Da Sputnik Brasil, parceira do TODA PALAVRA

 
 
 
cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page