Brasil vem dando exemplo e está na vanguarda, diz Bolsonaro


(Foto: Alan Santos/PR)

Ridicularizado mundialmente por ter chamado a pandemia do coronavírus de "gripezinha" e adotado sempre uma postura negacionista, e agora pressionado politicamente pelas ações coletivas de governos estaduais e prefeituras para combater o pior momento da pandemia no país, o presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (22) que o Brasil é "exemplo" para outros países no combate à pandemia da Covid-19.

A declaração foi feita em discurso no Palácio do Planalto, após agradecer aos empresários por "acreditarem no Brasil e no nosso governo". Bolsonaro disse que o país "vem dando exemplo".

"Estamos dando certo apesar de um problema gravíssimo que enfrentamos desde o ano passado. Mas o Brasil vem dando exemplo, somos um dos poucos países que estão na vanguarda na busca de soluções”, afirmou o presidente da república, sem esclarecer sua fala, uma vez que o Brasil detém um dos os piores desempenhos na pandemia.

Recordes de mortes

O Brasil, que ocupa a segunda posição no ranking macabro da Covid-19 no mundo, vem registrando números recordes de casos e mortes nas últimas semanas. Nesta segunda, registra 12 milhões de casos da doença e ultrapassa 295 mil óbitos, sendo superado, em números absolutos, somente pelos dos Estados Unidos, com 29,8 milhões de casos e 542 mil mortes.

Em função do risco de colapso do sistema de saúde, governadores e prefeitos têm anunciado medidas restritivas à circulação de pessoas e ao comércio.

Bolsonaro, por sua vez, é contrário ao isolamento, medida recomendada pelos especialistas e a Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de salvar o maior número possível de vidas humanas, e disse que tentará reverter a decisão das autoridades regionais por meio de ação no Supremo Tribunal Federal (STF).

1/3
300x250px - para veicular a partir do di

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também: