top of page

Brasileiro de Stand Up Paddle reunirá os melhores do país em Búzios

Nos dias 11,12 e 13 de agosto, a cidade de Búzios receberá o Campeonato Brasileiro de Stand Up Paddle, etapa Rio de Janeiro. Participarão das provas, atletas de todo Brasil, disputando as categorias SUP RACE e SUP WAVE. Atletas interessados em competir deverão fazer as inscrições através do site da FESUPRJ.

Foto: Guilherme Rivera / Divulgação

Organizada pela Confederação Brasileira de Stand Up Paddle – CBSUP, juntamente a Prefeitura de Armação de Búzios, o campeonato conta com apoio institucional das federações do Amazonas (FESUPAM), Bahia (FEBASUP), Rio de Janeiro (FESUPRJ) Mato Grosso do Sul (FSMSUP), Associação Bahiana de SUP (ABASUP) e Associação Cearense de SUP (ASUP- CE).


Sem realizar o Circuito Brasileiro desde a pandemia, o campeonato brasileiro teve início no ano de 2011, movimentando o cenário esportivo em todas as categorias. De acordo com Zé Augusto, Administrador da Confederação Brasileira de Stand Up Paddle – CBSUP, o esporte está vivendo um momento de retomada.


“No ano de 2022 passamos por um processo de reestruturação interna da CBSUP com a atualização do seu estatuto junto com as federações filiadas. Ainda em 2023, o SUP promete grandes momentos”, conta.

Divulgação

O circuito 2023 teve início no mês de março na Bahia, indo agora para o Rio de Janeiro, onde também será realizado um Curso de Formação de Instrutores, juntamente a 1ª etapa de Sup Wave, assim como a 2ª etapa de Race na Praia de Manguinhos. A expectativa da organização é reunir cerca de 300 atletas em um campeonato que avaliará o nível técnico dos atletas, com premiação em dinheiro.


Zé Augusto, celebra a confirmação de grandes nomes que já confirmaram presença. E revela que o formato Grand Slam, onde acontece a etapa de Race e Wave simultaneamente dará um clima muito legal junto aos atletas.

Zé Augusto, administrador da Confederação Brasileira de Stand Up Paddle – CBSUP / Divulgação

Ele ainda conta que os estados brasileiros com Federações mais atuantes como Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul e Amazonas, têm conquistado boa visibilidade e crescimento do esporte. E destaca o trabalho da Associação de Sup do Estado do Ceará – ASUP-CE, que vem realizando importantes eventos como a prova Molokabra, que este ano será válida como o 1ª campeonato brasileiro de Downwind, realizado pela confederação Brasileira de SUP – CBSUP.


Para o Presidente da Federação de Sup no Rio – FESUPRJ, Rogério Romano, receber uma das etapas no Rio é maravilhoso, e fortalece o crescimento do esporte no estado.


“O Rio de Janeiro é inspirador para a prática de esportes na natureza, e por isso faz bastante sucesso seja para esportistas amadores, como na formação de atletas”, finaliza.


Da Bahia para Búzios

O atleta baiano Anderson Pereira, atual campeão do circuito / Divulgação

Filho de pescadores, natural da Ilha de Barra de Sirinhaém, em Ituberá, no interior da Bahia, Anderson Pereira é o atual líder do Campeonato Brasileiro de Stand Up Paddle. Ele venceu a primeira etapa realizada em Porto da Barra, também na Bahia, em março, disputando a categoria race elite masculino com 80 atletas de todo o país.


O desafio agora para Anderson é se manter na liderança do circuito. Na primeira etapa, o segundo lugar também foi de um baiano, o atleta Emerson dos Santos, de Praia do Forte.


O campeonato ainda terá etapas no Ceará, em setembro, no Amazonas, em outubro, e novamente na Bahia, em Itacaré, em novembro.


Programação:


11/8- Curso de Instrutores de Sup

12/8 – SUP Race

12 e 13/8 – SUP Wave


Serviço:


Etapa do Brasileiro de Stand Up Paddle em Búzios

Dias: 11 a 13 de agosto

Local: Praia de Manguinhos e Geribá

Para mais informações e inscrições clique aqui


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page