BRICS: Brasil e Zimbábue abrem diálogo sobre adesão
- Mehane Albuquerque
- 25 de jun.
- 2 min de leitura
O Brasil e o Zimbábue discutiram o pedido formal do país africano para se juntar ao BRICS, conforme reporta o The Herald, parceiro da TV BRICS. As conversas ocorreram em Harare, capital zimbabuana, entre o ministro das Relações Exteriores e Comércio Internacional do Zimbábue, Amon Murwira, e o embaixador do Brasil no país, Vilmar Rogério Coutinho.

Após o encontro, o professor Murwira afirmou que as duas partes revisaram a cooperação existente e traçaram novas possibilidades de colaboração. Ele destacou a importância da experiência do Brasil nos setores de agricultura e agrotecnologia, que estão alinhados com as prioridades nacionais de desenvolvimento do Zimbábue.
"O Brasil, para nós, tem uma atitude extremamente forte e excelente de cooperação, especialmente no âmbito da cooperação Sul-Sul. O Brasil é um país muito forte nisso e se alinha muito bem com a visão do Zimbábue, expressa pelo presidente [zimbabuano] Emmerson Mnangagwa, de garantir a construção de um mundo melhor", declarou.
O diálogo incluiu uma atualização sobre o pedido de adesão do Zimbábue ao BRICS. O professor Murwira confirmou que o Brasil ofereceu orientações sobre os procedimentos necessários para o processo de adesão e expressou otimismo em relação aos avanços.
"Também discutimos o pedido formal do Zimbábue para ser associado ao BRICS, nas categorias consideradas adequadas dentro do grupo", disse ele.
O embaixador brasileiro, por sua vez, reiterou a disposição do Brasil em ampliar a cooperação em diversos setores.
"Também vamos tentar aprofundar nossa cooperação em muitas outras áreas, incluindo as multilaterais. [...] O interesse do Zimbábue em se juntar ao BRICS está sendo trabalhado neste momento, e esperamos chegar a uma conclusão bem-sucedida sobre esse assunto em breve", afirmou.
Recentemente, o Vietnã tornou-se o décimo país parceiro do BRICS.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments