top of page
banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 780x90px 3 7 25.jpg

BRICS: Brasil e Zimbábue abrem diálogo sobre adesão

O Brasil e o Zimbábue discutiram o pedido formal do país africano para se juntar ao BRICS, conforme reporta o The Herald, parceiro da TV BRICS. As conversas ocorreram em Harare, capital zimbabuana, entre o ministro das Relações Exteriores e Comércio Internacional do Zimbábue, Amon Murwira, e o embaixador do Brasil no país, Vilmar Rogério Coutinho.

iStock
iStock

Após o encontro, o professor Murwira afirmou que as duas partes revisaram a cooperação existente e traçaram novas possibilidades de colaboração. Ele destacou a importância da experiência do Brasil nos setores de agricultura e agrotecnologia, que estão alinhados com as prioridades nacionais de desenvolvimento do Zimbábue.


"O Brasil, para nós, tem uma atitude extremamente forte e excelente de cooperação, especialmente no âmbito da cooperação Sul-Sul. O Brasil é um país muito forte nisso e se alinha muito bem com a visão do Zimbábue, expressa pelo presidente [zimbabuano] Emmerson Mnangagwa, de garantir a construção de um mundo melhor", declarou.


O diálogo incluiu uma atualização sobre o pedido de adesão do Zimbábue ao BRICS. O professor Murwira confirmou que o Brasil ofereceu orientações sobre os procedimentos necessários para o processo de adesão e expressou otimismo em relação aos avanços.


"Também discutimos o pedido formal do Zimbábue para ser associado ao BRICS, nas categorias consideradas adequadas dentro do grupo", disse ele.


O embaixador brasileiro, por sua vez, reiterou a disposição do Brasil em ampliar a cooperação em diversos setores.


"Também vamos tentar aprofundar nossa cooperação em muitas outras áreas, incluindo as multilaterais. [...] O interesse do Zimbábue em se juntar ao BRICS está sendo trabalhado neste momento, e esperamos chegar a uma conclusão bem-sucedida sobre esse assunto em breve", afirmou.


Recentemente, o Vietnã tornou-se o décimo país parceiro do BRICS.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


banners niteroi que queremos NQQ TUNEL 300x250px 3 7 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page