BRICS: Cúpula de Inovação da Juventude termina na África do Sul
- Mehane Albuquerque
- 16 de abr.
- 2 min de leitura
A Cúpula de Inovação da Juventude do BRICS 2025 foi realizada na Cidade do Cabo, África do Sul, reunindo jovens participantes, formuladores de políticas públicas e líderes setoriais do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Organizado pela Associação Jovem do BRICS da África do Sul (SABYA), o evento de dois dias teve como foco a inovação e a sustentabilidade, sob o slogan "Inovação para o Futuro: Tecnologia para a Sustentabilidade e o Bem Social". A TV BRICS é a parceira internacional de mídia do evento.

Raymond Matlala, presidente-executivo da SABYA, abriu o evento destacando a importância de apoiar os jovens por meio de iniciativas como essa:
"Empoderar jovens inovadores por meio de plataformas como a Cúpula de Inovação da Juventude do BRICS não é apenas um investimento no futuro deles, mas uma medida estratégica para o desenvolvimento sustentável de nossas nações", afirmou.
Em entrevista exclusiva à TV BRICS, Matlala também explicou os critérios utilizados para selecionar os melhores projetos.
"Analisamos diversas categorias: avaliamos a originalidade da ideia, sua mobilidade, escalabilidade, viabilidade prática e grau de inovação. Também consideramos como a proposta poderá solucionar problemas sociais, pois o tema da cúpula é justamente como usar a inovação para promover o bem social", explicou.
A cúpula contou com palestras principais, mesas-redondas e demonstrações de projetos liderados por jovens. Os temas abordados incluíram segurança alimentar, economia circular, inteligência artificial e transformação digital. As tecnologias apresentadas variaram entre sistemas de alerta contra enchentes, alternativas sustentáveis de combustível, plataformas de agricultura inteligente e chatbots.

Em um comentário à TV BRICS, a vice-ministra do Trabalho e Emprego da África do Sul, Judith Nemadzinga Tshabalala, discorreu sobre as prioridades do governo sul-africano para a Cúpula de Inovação da Juventude do BRICS 2025 e como essas prioridades se alinham com os objetivos nacionais mais amplos de emprego e trabalho.
"As prioridades têm girado em torno da criação de empregos e da busca por oportunidades de trabalho sustentáveis. Parte disso é como incorporamos inovação e sustentabilidade às nossas prioridades [...]. Também estamos discutindo isso no âmbito do G20. Precisamos garantir sustentabilidade na África do Sul", afirmou.
A Cúpula de Inovação da Juventude do BRICS tem como objetivo criar uma plataforma dinâmica onde startups emergentes possam reunir suas capacidades tecnológicas, compartilhar boas práticas e desenvolver, em conjunto, soluções sustentáveis para enfrentar desafios regionais e globais.
Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA
Comments