top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

BRICS: Cuba e Bolívia poderão se tornar membros associados

Por Mehane Albuquerque, da Redação


De 22 a 24 de outubro, em Kazan, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, será o anfitrião da Cúpula do BRICS e pretende anunciar a criação de uma nova categoria de países associados ao bloco principal. A ideia da Rússia, que este ano ocupa a presidência do BRICS, é não mais expandir o número de membros plenos, mas criar um grupo de integrantes associados, que participariam das reuniões, mas não teriam poder de veto ou voto nas decisões dos membros plenos.

ree
Reprodução

No ano passado, o BRICS teve a maior adesão formal de novos membros desde a sua criação, passando de cinco para nove participantes. Na ocasião, o Brasil defendeu critérios para o ingresso de mais países, com ênfase nas boas relações com todos os integrantes plenos do bloco.


Um desses critérios estabelecia que os novos membros teriam que apoiar as candidaturas de Brasil, Índia e África do Sul para vagas permanentes no Conselho de Segurança da ONU. O acordo foi aprovado e todos, incluindo os novos membros — Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã — chancelaram a postura do Itamaraty.


A lista de postulantes a uma vaga de membro associado ao BRICS tem cerca de 20 países. A estimativa do bloco, porém, é que esse novo grupo seja formado por dez integrantes. Para o Itamaraty, a expansão precisa respeitar o 'equilíbrio geográfico'. O presidente Lula, por sua vez, defende que, antes da simples aprovação de países que figuram em uma lista, é preciso estabelecer critérios bem definidos para o ingresso desses novos membros.

ree
Lula na Cúpula do BRICS em Johanesburgo, em 2023 / Reprodução

Cuba e Bolívia


O Brasil contava com a adesão de Colômbia e Angola, dois governos alinhados aos interesses brasileiros e em diferentes continentes. Porém, os dois países não formalizaram pedidos para ingressar no bloco.


Em contrapartida, Nicarágua e Venezuela, com apoio da Rússia e da China, despontaram como fortes candidatos. Mas as aspirações de Daniel Ortega foram vetadas pelo Itamaraty, em razão de o governo nicaraguense ter expulsado o embaixador brasileiro, depois de ter feito ataques a Lula. O país, portanto, não cumpre a premissa estabelecida de que novos membros devem ter relações amistosas com todos os integrantes do grupo principal.


Já a Venezuela, depois de eleições não reconhecidas pelo Brasil e do rompimento das relações diplomáticas com vários países latino-americanos, teria dificuldades para se apresentar como representante regional diante do bloco, na avaliação do Itamaraty. Além disso, a adesão só poderia ocorrer com o consenso de todos os países membros e o Brasil deixou claro que não concorda.


Nesse contexto, ganham força as candidaturas de Cuba e Bolívia, que são bem aceitos por todos os integrantes plenos do BRICS e, de quebra, ainda têm boas relações com o Brasil.


O ingresso de novos membros, porém, não será a única questão decisiva a ser discutida na Cúpula de Kazan. A criação de uma moeda única do BRICS promete ser o principal assunto a dominar os debates nos três dias do encontro.


*Com informações de agências internacionais e UOL

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page