top of page

BRICS está aberto a países de diferentes sistemas políticos e econômicos

Os países que desejam ingressar no BRICS devem estar dispostos a cooperar com o princípio da igualdade soberana dos estados. Isso foi afirmado pelo Ministro das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, em uma reunião do Conselho Empresarial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

“Agora uma ordem mundial multipolar está sendo formada. Isso implica respeito à diversidade dos povos do mundo, seu direito de determinar suas próprias formas e modelos de desenvolvimento. E a unificação nesse sentido desperta cada vez mais interesse, respeito e desejo de trabalhar em conjunto. Repito que as portas estão abertas para os representantes dos mais diversos sistemas econômicos e políticos e macrorregiões”, ressaltou Lavrov.


Ele observou que, após a adesão de cinco novos estados membros em 1º de janeiro de 2024, os países do BRICS cobrem mais de 30% da massa terrestre e abrigam 45% da população mundial (3,6 bilhões de pessoas). Eles também respondem por mais de 40% da produção total de petróleo e por cerca de um quarto das exportações de mercadorias do mundo.


De acordo com o Fundo Monetário Internacional, o PIB dos países fundadores do BRICS foi estimado em US$ 58,9 trilhões (5,3 quadrilhões de rublos) no ano passado, o que representa 33% do PIB mundial.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page