top of page

BRICS Global Media Tour é lançado na Rússia

Nesta segunda-feira, dia 3 de julho, a Fundação Gorchakov sediou a cerimônia de abertura do BRICS Global Media Tour. Russian Edition e do estágio InteRussia para jornalistas de países africanos. Os participantes da turnê de mídia também participaram de uma discussão sobre "BRICS e África na transformação global".

TV BRICS

"Nós, jornalistas, vemos a crescente popularidade e influência da aliança BRICS no cenário internacional. No período relativamente curto de sua existência, o grupo dos Cinco alcançou o nível de uma parceria estratégica completa que abrange uma ampla gama de áreas. A cada ano, a interação está tomando formas cada vez mais concretas, e formatos promissores estão sendo criados. Um número crescente de agências relevantes está se envolvendo na cooperação. Os líderes mundiais e a mídia internacional enfatizam o enorme potencial do BRICS. É importante que a agenda do BRICS esteja focada na solução de questões de desenvolvimento internacional que sejam comuns a todos os participantes", disse Daria Ivankova, diretora do Departamento de Cooperação Internacional da TV BRICS.


Ela enfatizou a importância de integrar a agenda de informações no espaço da mídia global, no qual a equipe da TV BRICS trabalha junto com seus parceiros.


Espera-se que a cúpula deste ano dos cinco países seja realizada no formato BRICS+. A África do Sul, como o único membro africano do BRICS, está prestando muita atenção ao envolvimento de outros países africanos na cooperação e nas atividades do grupo. Isso obviamente leva outros países a fortalecer os laços com os maiores mercados emergentes do mundo.


"Estamos mais do que convencidos de que o BRICS e os países africanos têm muito em comum e há uma riqueza de experiências em diferentes áreas que eles podem compartilhar uns com os outros. A cooperação no campo da mídia deve ajudar a criar uma plataforma sólida para promover quaisquer possíveis contatos e projetos entre os países", afirmou Ivankova.


O Diretor Geral da China.com, Zhang Tianxiang, ressaltou a importância da troca de informações entre os países dos BRICS.


"Espero que essa turnê de imprensa fortaleça os laços culturais e turísticos entre a Rússia e os outros países do BRICS. Isso aumentará o fluxo de turistas, que é um dos motores do crescimento econômico. Queremos transmitir uma agenda positiva para o nosso público, contar-lhes sobre viagens a outros países e rotas interessantes, fortalecendo assim a amizade entre as cinco nações com base no respeito mútuo", afirmou Tianxiang.


Sérgio Marcos Beatriz Chitsembe, jornalista e membro do Conselho de Administração da TVM de Moçambique, disse o quanto é importante para ele ter a oportunidade de participar do BRICS Global Media Tour. Russian Edition.


"Essa turnê de mídia é uma grande oportunidade para fazermos uma rede de contatos entre os países africanos e os países do BRICS. Podemos discutir questões culturais e sociais. E acreditamos que a mídia desempenha um papel importante na aproximação de pessoas, países e na definição de agendas. Portanto, durante a turnê de mídia, a cada minuto, a cada segundo, vamos aprender e assimilar as informações que recebemos, que podem ser úteis para nós no futuro, para tornar essa organização (BRICS) ainda mais forte e mais unida", disse o jornalista.


Victoria Karsleyeva, vice-diretora executiva da Fundação Gorchakov, falou sobre outras oportunidades para os participantes da turnê de mídia.


"Para os jornalistas que nos procuraram, esta é uma grande oportunidade profissional. Eles obterão informações de fontes primárias, serão os jornalistas que poderão criar materiais de alta qualidade, enviá-los para seus países, publicar esse conteúdo em suas fontes de informação e ser essas pessoas, esses guias que construirão conexões horizontais no futuro", observou ela.

TV BRICS

Albert Mirirayi Chekayi, diretor da ZBC News (Zimbábue), elogiou a turnê de mídia como uma oportunidade de fazer conexões para compartilhar conteúdo.


"Como diretor de uma empresa de mídia, estou interessado em conhecer a vida na Rússia por dentro e criar conteúdo que seja interessante e útil para o público do Zimbábue. Gostaria de encontrar amigos com quem possamos trocar conteúdo de texto e vídeo e, para mim, trabalhar com a TV BRICS é uma dessas oportunidades", compartilhou Albert Mirirai Chekai sobre suas expectativas.


Evgeny Primakov, chefe da Rossotrudnichestvo, disse que a Rússia atribui grande importância ao fortalecimento das relações com os países africanos, com base em uma longa história compartilhada.


"Eu gostaria muito que trocássemos alguns significados com vocês, nossa visão para o futuro das relações russo-africanas, o futuro do continente africano. Vocês têm uma chance incrível de conhecer a Rússia", disse ele, dirigindo-se aos participantes do evento.


BRICS Media Tour


O BRICS Media Tour é conduzido pela Associação de Mídia do BRICS em cooperação com a TV BRICS com uma bolsa fornecida pela Fundação de Diplomacia Pública Gorchakov.


Entre os participantes do BRICS Global Media Tour. Russian Edition estão os principais gerentes de empresas de mídia, parceiros da rede TV BRICS do Brasil, Índia, China, África do Sul, Zimbábue e Moçambique, representando diferentes tipos de mídia: estações de TV públicas e privadas, rádio, agências de notícias de níveis nacional e regional.


Os delegados do BRICS Global Media Tour. Russian Edition terão acesso exclusivo à participação e cobertura dos principais eventos da agenda internacional realizados na Rússia.


Fonte: TV BRICS


Comments


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page