top of page

BRICS: Grupo de Redução de Risco de Desastre define plano

  • 17 de abr. de 2025
  • 2 min de leitura

O Ministério das Cidades e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional coordenaram nesta quarta-feira (16/4) a segunda reunião virtual do Grupo de Trabalho de Gestão de Desastres dos BRICS sob a presidência brasileira. O secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, apresentou a proposta do plano de trabalho do grupo, construída com base nas 10 prioridades da Declaração de Kazan aprovada ano passado sob a presidência da Rússia.

Samia Sulaiman, coordenadora-geral de Articulação, Guilherme Simões, secretário Nacional de Periferias e Wolnei Wolff, secretário da Defesa Civil durante reunião do GT - Foto: JD Vasconcelos
Samia Sulaiman, coordenadora-geral de Articulação, Guilherme Simões, secretário Nacional de Periferias e Wolnei Wolff, secretário da Defesa Civil durante reunião do GT - Foto: JD Vasconcelos

DO plano foi estruturado em três eixos prioritários, seguindo a perspectiva da presidência brasileira : abordar as desigualdades para reduzir vulnerabilidades , capacidade de resposta antecipada e infraestrutura resiliente.


“Nessa reunião tivemos a missão de definir os trabalhos deste Grupo, cujo plano poderá colocar o sul global como agente indutor de políticas de prevenção. Temos a oportunidade deste grupo posicionar o BRICS como referência técnica, política e, principalmente, financeira em estratégias de adaptação inclusiva para enfrentamento dos riscos de desastres”, declarou o secretário.


Os países também abordaram três itens propostos pelo Brasil: a alteração do nome do grupo de Gestão de Desastre para Redução de Risco de Desastres , a inserção de parceiros de conhecimento e a busca de financiamento para os trabalhos.


“Com a aprovação do plano poderemos ter uma visão mais estratégica dos recursos necessários para desenho e realização de projetos piloto e execução de ações em nossos países”, pontuou Simões .


Os membros também compartilharam experiências de enfrentamento às mudanças climáticas realizadas em seus territórios. A próxima reunião do grupo será presencial em Brasília, em maio, quando os países fecharão a versão final da proposta.


Fonte: GovBR

 
 
 

Comentários


cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page