BRICS: líderes religiosos dos países membros se reúnem no Rio
- Mehane Albuquerque
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Nos dias 4 e 5 de setembro, no hotel Grand Hyatt Rio, no Rio de Janeiro, o Conselho Religioso dos Muçulmanos da Federação Russa promoverá três eventos para autoridades religiosas dos países membros do BRICS e pessoas interessadas na cultura islâmica.

O primeiro deles, no dia 4, é o “Encontro dos Líderes Religiosos Islâmicos dos Países BRICS. Em seguida, haverá o segundo, a “VI Conferência Espiritual da Rota da Seda: o papel dos valores morais na aproximação entre povos e continentes”, um evento inter-religioso com autoridades de todas as religiões.
No dia 5, é a vez do “II Prêmio BRICS do Nobre Alcorão”. Estarão presentes recitadores renomados de diversos países do grupo, um momento de celebração da beleza, espiritualidade e tradição da recitação do livro sagrado dos muçulmanos.
É um evento no qual os participantes recitam trechos do Alcorão buscando a melhor performance em se tratando de memorização, pronúncia correta (Tajwid) e entonação. Esses concursos são realizados em diversas partes do mundo e promovem o estudo e a divulgação deste livro sagrado.
Ambos os eventos contarão com o apoio da Universidade Mohamed Bin Zayed de Humanidades dos Emirados Árabes Unidos e da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS. Têm por objetivo fortalecer laços entre as autoridades religiosas dos países membros do BRICS, além de destacar a contribuição do Islam para a paz, a espiritualidade e a convivência global.
O Conselho Religioso dos Muçulmanos da Federação Russa (CRMRF) é uma das principais organizações religiosas muçulmanas na Rússia, atuando como um centro de coordenação para assuntos religiosos islâmicos no país. É uma das três principais autoridades espirituais muçulmanas na Rússia, juntamente com o Conselho de Muftis da Rússia e o Conselho Muçulmano do Cáucaso do Norte.
O BRICS, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia reúne economias emergentes que juntas representam mais de 40% da população mundial. Em 2025, o Brasil exerce a presidência rotativa do grupo e tem a responsabilidade de sediar encontros estratégicos nas áreas política, econômica – o que aconteceu recentemente, nos dias 6 e 7 de julho também no Rio de Janeiro – além de outros eventos nos âmbitos cultural e religioso.
Sobre a FAMBRAS
Fundada em 1979, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS é uma referência em se tratando do Islam no Brasil – uma religião que conta com 1,9 bilhão de fiéis no mundo de acordo com dados do Instituto Pew Research Center.
A FAMBRAS atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático por meio de projetos educacionais, culturais e assistenciais - tanto em benefício dos muçulmanos como de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Outra missão é combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.
Serviço:
Encontro dos Líderes Religiosos Islâmicos dos Países BRICS e VI Conferência Espiritual da Rota da Seda: o papel dos valores morais na aproximação entre povos e continentes
Data: 4 de setembro (quinta-feira)
Horário das 10 às 13h
II Prêmio BRICS do Nobre Alcorão
Data: 5 de setembro (sexta-feira)
Horário: das 15h às 17h–
Local: Hotel Grand Hyatt Rio - Salão Rio Ballroom
Endereço: Avenida Lúcio Costa, 9600, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Comentários