top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

BRICS prepara sistema financeiro internacional independente

O Ministério das Finanças da Rússia, juntamente com o Banco Central e os parceiros do BRICS, pretende preparar uma série de iniciativas para criar um sistema monetário e financeiro internacional independente. O resultado desse trabalho poderia ser a criação de uma plataforma digital de liquidação e pagamento BRICS Bridge. A notícia foi divulgada em mensagem no site do Ministério das Finanças.

Os ministros das finanças e presidentes de bancos centrais dos países do BRICS reuniram-se em São Paulo, por ocasião da realização do encontro do G20. O Ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov, e o Primeiro Vice-Presidente do Banco da Rússia, Vladimir Chistyukhin, apresentaram as principais direções dessa área.


"O sistema atual, baseado na infraestrutura financeira ocidental existente e no uso de moedas de reserva, tem uma série de falhas fundamentais. Essa infraestrutura deve estar disponível para todos", disse Siluanov.


O lado russo posiciona a melhoria do sistema monetário e financeiro internacional como o principal tópico de sua presidência do BRICS. No final de 2024, o Ministério das Finanças da Rússia e o Banco da Rússia, juntamente com os parceiros da associação, prepararão um relatório para os líderes dos países do BRICS sobre essa questão.


Eles vão apresentando várias iniciativas práticas, uma das quais pode ser a BRICS Bridge - uma plataforma de pagamento e liquidação digital multilateral. Espera-se que ela aproxime os mercados financeiros dos países membros da aliança, aumentando o volume de negócios entre eles.


Em 2024, estão planejadas três reuniões no nível de vice-chefes de departamentos financeiros. Eles elaborarão a agenda da presidência russa. A reunião final em nível de ministros das finanças e governadores de bancos centrais do BRICS será realizada no início de outubro.


Fonte: TV BRICS, parceira do TODA PALAVRA

Comments


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page