top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

BRICS: Putin se reúne com líder da África do Sul

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou neste sábado (29/7), em reunião com o líder da África do Sul, Cyril Ramaphosa, em São Petersburgo, que as relações entre os dois países são estratégicas e expressou confiança de que a cúpula do BRICS, em agosto, será realizada no mais alto nível. A reunião acontece logo após o término da Cúpula Rússia-África, realizada nos dias 27 e 28 na cidade russa. Vladimir Putin destacou a colaboração estreita e construtiva dentro do grupo BRICS para aprofundar a parceira estratégica de todos os cinco países-membros.

Foto: Aleksei Danichev / Sputnik

"Estou certo de que o encontro que estão preparando terá lugar ao mais alto nível. Não tenho nenhumas dúvidas disso. Faremos tudo para ajudá-lo e apoiá-lo", acrescentou Putin.


O presidente russo afirmou que as relações entre a Rússia e África do Sul são estratégicas e estão se tornando mais intensas. O volume de negócios, segundo ele, cresceu 16,4% no ano passado. Putin também observou que há um diálogo político multinível entre os países, e as relações comerciais e econômicas estão se desenvolvendo.


"Em 2022 as trocas comerciais demonstraram um bom crescimento – 16,4%. Mas também acho que os números absolutos poderiam ser maiores, mas já US$ 1,3 bilhão [R$ 6,15 bilhões] já é, em princípio, um valor apreciável", disse Putin.


Entre as áreas promissoras para cooperação, o líder russo nomeou a energia, indústria, agricultura, ciência e inovação.


Ao mesmo tempo, o líder russo informou que a discussão da situação na Ucrânia, durante a Cúpula Rússia-África, terminou cerca das duas horas da manhã e que o trabalho com os países africanos foi produtivo.


"Terminamos bem tarde ontem à noite, era 01h30 da manhã em Moscou [19h30 de sexta-feira em Brasília]. Mas trabalhamos de maneira muito ativa e, na minha opinião, produtiva. Parece-me que tanto as nossas relações bilaterais como as nossas relações com o continente africano no seu conjunto se beneficiaram, em grande medida por sua causa, senhor presidente, porque esteve muito ativamente envolvido na preparação deste encontro", disse Putin a Cyril Ramaphosa.


Por sua vez, o presidente da África do Sul agradeceu à Rússia por ajudar a organizar a próxima cúpula do BRICS, e destacou que os representantes russos estão participando de sua preparação.


"Estamos aguardando com ansiedade a realização bem-sucedida da cúpula", ressaltou o presidente Ramaphosa.


O presidente da África do Sul também declarou que está satisfeito por atuar ao lado de uma pessoa tão dedicada ao trabalho como o presidente russo Vladimir Putin. Falando sobre a cooperação entre a África e a Rússia, o líder sul-africano observou que essa colaboração é baseada no respeito mútuo e na consideração dos interesses uns dos outros.


"Em tempos, a URSS e a África tiveram excelentes relações, estou feliz por continuarem assim também agora entre o nosso continente e a Rússia", enfatizou ele.


Fonte: Sputnik


Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page