top of page
banner niteroi um ano e meio de governo geral 780x90px 20 08 26.jpg

BRICS se tornou exemplo de nova forma de cooperação entre países, diz especialista

há 4 horas
2 min de leitura

(chiewr / iStock)
(chiewr / iStock)

A Cúpula do BRICS na Índia, em 2026, deve abordar uma série de questões relacionadas principalmente à cooperação internacional, à governança global e à segurança mundial. A avaliação foi feita por Aleksei Maslov, diretor do Instituto de Estudos da Ásia e África da Universidade Estatal de Moscou Lomonossov, em entrevista exclusiva à TV BRICS.


"O BRICS se tornou uma plataforma muito eficaz e mostrou um novo modelo de cooperação entre países que não estão unidos por um mesmo modelo de desenvolvimento, documentos comuns ou uma moeda única. Mas o mais importante é a relação de igualdade entre os países, sem a criação de uma organização formal. Afinal, o BRICS é uma associação, uma plataforma que trouxe uma série de questões importantes para o debate. [...] Entre elas estão sistemas financeiros alternativos, transferências de recursos e grandes operações de crédito entre países, sem que essas nações se tornem dependentes", destacou Maslov.


Ao comentar o papel da Rússia, o especialista lembrou que o país esteve entre os fundadores do BRICS, ao lado da China, da Índia, e de outras nações. Segundo Maslov, era importante evitar que a associação se transformasse simplesmente em uma organização formal para discutir questões de interesse comum, sem que decisões fossem tomadas. Ao longo das diferentes cúpulas, a Rússia levantou temas que ajudaram a impulsionar o desenvolvimento do BRICS.


"A Rússia conseguiu imprimir no BRICS uma forma própria de cooperação. E, principalmente, o exemplo da Rússia [...] atraiu muitos outros países para o BRICS. Basta ver o quanto a associação cresceu. Acredito que o papel da Rússia como mediadora é muito, muito importante", afirmou.


A Rússia também criou uma série de instituições, que visam apoiar o desenvolvimento do grupo, incluindo conselhos empresariais, institutos de pesquisa e centros analíticos. De acordo com o especialista, essas estruturas contribuem para o desenvolvimento do BRICS tanto na produção de conhecimento quanto na formação de uma base de especialistas.


Fonte: TV BRICS

 
 
 

Comentários


banner niteroi um ano e meio de governo geral 300x250px 20 08 26.jpg
cvv.jpg
image_url=https___imageproxy.youversionapi.com_640x640_https___s3.amazonaws.com_static-you
Chamada Sons da Rússia5.jpg

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges.

Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam).

Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

bottom of page