top of page
banner internet 452 anos niteroi 780x90px 31 10 25.jpg

Búzios: lockdown com aumento de 3.700% de casos


ree
Estátua da atriz francesa Brigitte Bardot, que visitou e se encantou com Búzios em 1964 (Fotos Públicas)

O balneário de Búzios, considerado segundo ponto turístico mais importante do estado do Rio de Janeiro, vai se fechar completamente a partir desta sexta-feira para combater a multiplicação de casos de Covid-19 na cidade. Os turistas que se encontram na cidade têm 72 horas para sair - Búzios tem no Turismo a sua maior fonte de riqueza. Fica expressamente proibida, por prazo indeterminado, a entrada de pessoas que não moradores e trabalhadores. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Rio em função de um aumento na ordem de 3.700% no número de novos casos. O decreto de calamidade vai até o dia 31.

A determinação se baseia num Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com a Defensoria Pública em junho deste ano, e que não teria sido cumprido. Na decisão, o juiz Raphael Baddini de Queiroz Campos reconhece que o município encontra-se em bandeira vermelha, "com risco muito elevado de colapso da rede de saúde e necessidade de isolamento social completo" e decreta estado de calamidade.

De acordo com dados do município, entre 9 de dezembro e 16 de dezembro foram registrados 490 novos casos confirmados de coronavírus, o que representa um aumento de mais de 3.700% em relação ao mesmo período em outubro. O magistrado considerou também a quantidade de leitos de UTI, que não foi ampliada, em descumprimento do TAC por parte da Prefeitura, que analisa a possibilidade de recorrer da decisão.

A determinação proíbe também a permanência de pessoas nas praias, praças e demais locais públicos, bem como nas quadras desportivas, nas áreas internas dos condomínios residenciais, devendo os cidadãos saírem as ruas apenas para atividades inadiáveis, estritamente, relacionadas à alimentação, à saúde e ao trabalho. Estão proibidos também eventos, público ou privado, que impliquem em aglomeração de pessoas, incluindo cultos religiosos, festas, bailes, shows, feiras e similares.

Hotéis, pousadas, pensões e similares não poderão realizar novas hospedagens e/ou reservas já a partir desta quinta-feira, por prazo indeterminado.

Está suspenso também, por prazo indeterminado, o atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes; farmácias, supermercados, mercados, peixarias e similares continuam liberados.

 
 
 

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


cvv.jpg
banner internet 452 anos niteroi 300x250px 31 10 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page