top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Câmara aprova o Dia da Guarda Municipal Feminina

Sessão plenária realizada nesta terça-feira, 16/07, aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei 149/2022, que institui no calendário oficial de Niterói o “Dia da Guarda Municipal Feminina”, a ser celebrado no dia 21 de dezembro.

Divulgação

Niterói sediou, em 21 de dezembro de 2018, o primeiro encontro de guardas civis municipais femininas. Naquela oportunidade, 360 guardas de 46 municípios e de diversos estados estiveram na Cidade da Ordem Pública, no Barreto, deliberando temas como a implementação de políticas específicas para mulheres nas Guardas Municipais, o empoderamento feminino no âmbito das corporações e o papel significativo da mulher dentro das instituições. A presente medida se espelha neste evento, em razão do grande contingente feminino que hoje compõe o efetivo da Guarda Municipal de Niterói.


Também foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei 156/2024, que institui o Programa de Apoio Psicológico e Assistência Integral à Gestante em Situação de Vulnerabilidade e ao Recém-nascido em Niterói. A medida visa fornecer tratamento psicológico durante e após o parto, assegurar acesso ao pré-natal e a medicamentos e exames pelo SUS, garantir um parto humanizado e iniciar o processo de adoção desde o nascimento. O programa também inclui a criação de lares adotivos temporários, com envolvimento da comunidade e instituições religiosas, para oferecer um ambiente acolhedor para as crianças. Instituições pró-vida cadastradas fornecerão o suporte psicológico contínuo, e os profissionais de saúde serão capacitados para tratar as gestantes com dignidade e empatia, evitando traumas adicionais.


Durante a sessão foi aprovado também em segunda discussão o Projeto de Lei 130/2024, que inclui no Calendário Oficial do Município o Dia Municipal de Portugal, de Camões e da Comunidade Portuguesa residente em Niterói, a ser comemorado anualmente no dia 10 de junho.


A matéria visa fomentar a promoção da cultura portuguesa a partir das entidades Luso-Brasileiras situadas na cidade, incentivando a realização de manifestações artístico-culturais, oficinas, debates, aulas temáticas, apresentações artísticas, passeios temáticos e eventos similares de divulgação da história de Portugal e de Luís de Camões, bem como sua importância para a Comunidade Portuguesa no Brasil, na semana ou no dia de celebração.


Também foi aprovado em segunda discussão o Projeto de Lei 149/2024, que altera a redação da Lei Municipal 2.624/08 (Código de Posturas do Município de Niterói) que dispõe sobre o Polo Gastronômico de Piratininga.


A alteração visa expandir a área designada como polo gastronômico, consistindo na Avenida Almirante Tamandaré, em Piratininga, no trecho entre o DPO de Piratininga e a praça Santa Paulina, incluindo o polígono formado pela Rua Professor Ernani Faria Alves e a Avenida Dr. Raul de Oliveira Rodrigues.


Fonte: Ascom Câmara

Commentaires


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page