top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Camarões cultivados em tanques são servidos nas escolas de Maricá

Uma força-tarefa foi montada para o beneficiamento do camarão despescado no Centro de Inovação e Aquicultura de Maricá (Ciamar). Cerca de 15 pessoas trabalharão por dois dias limpando, pesando e embalando os crustáceos que vão ser utilizados na merenda das escolas da rede municipal de Maricá, democratizando o acesso a uma proteína nobre e de alta qualidade.

Foto: Leonardo Fonseca / Prefeitura de Maricá
Foto: Leonardo Fonseca / Prefeitura de Maricá

Uma tonelada e meia de camarões foi retirada de dois tanques do Ciamar, que termina assim a fase de testes de um inovador processo de cultivo de camarões branco do Pacífico em sistema fechado e longe do mar. A tecnologia foi aprimorada pela Companhia da Desenvolvimento de Maricá (Codemar), dentro do Convênio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) com a Universidade Federal Fluminense (UFF), e produziu camarões graúdos em 100 dias sem poluir o meio ambiente e com reaproveitamento de água.


“Por trás de cada camarão desses tem muito trabalho da Codemar e da parceira UFF. Foram 100 dias de um processo muito avançado no qual a gente produziu camarão de, em média, 12 gramas e 14 cm. Digo que é um dos melhores camarões do estado do Rio”, afirmou Eduardo Britto, assessor especial da presidência da Codemar. “E toda esta produção vai para a merenda escolar, mostrando que a política pública de Maricá é voltada para o povo e que a inovação só faz sentido se for melhorar a vida das pessoas”, enfatizou.


Beneficiamento


Depois de retirados dos tanques do Ciamar, os camarões foram encaminhados para o restaurante escola da Prefeitura de Maricá. Lá, uma equipe da Secretaria de Pesca fez o beneficiamento e vai cuidar do armazenamento e distribuição para as escolas, integrando a Secretaria de Educação.


“As equipes estão trabalhando para entregar o melhor produto para as escolas. Recebemos um ótimo camarão e nossas crianças vão ter acesso a um produto fresco e bem manipulado. Para isso, estamos limpando, pesando, embalando e congelando os camarões”, disse o subsecretário de Pesca Artesanal, Darcio Marins.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Maricá

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page