Câmara exibe fotos de Renato Moreth pelo mundo


Passear pelo mundo sem sair do lugar é possível através das fotografias do niteroinse Ricardo Moreth. Está em cartaz até o dia 31 de dezembro, na Câmara Municipal de Niterói, a exposição 'Viajando Juntos', com 30 imagens, em cores e preto e branco, dentre as centenas clicadas pelo fotógrafo em viagens por mais de 80 países. Registros na Índia, Jodânia, Peru, Cuba, Marrocos, China, Egito, Bolívia, Síria, Estados Unidos, Brasil e, não poderia deixar de ser, Niterói, poderão ser vistos na mostra.

Índia. Foto: Renato Moreth / Reprodução

Nascido e criado na cidade — "minhoca da terra", como ele próprio diz — Renato é morador de Icaraí. O primeiro passo na carreira foi aos 12 anos, quando fez um curso na Sociedade Fluminense de Fotografia, e aos 17, montou estúdio próprio. De lá para cá, não parou mais. Formado em engenharia civil e arquitetura, começou a desenvolver seu trabalho ainda com câmeras analógicas. E lá se vão 45 anos de produção intensa e passagens por diferentes lugares do planeta, somando tantas fotos que ele nem sabe mensurar quantas figuram ao todo em seus arquivos.

Renato Moreth / Foto: MPRJ

"Essa exposição surgiu há cinco anos, quando o Plaza Shopping Niterói completou 30 de existência e me convidou para expor. Montaram uma galeria de 400 metros quadrados para abrigar 158 fotos, impressas em papel 'fine art'. A mostra gerou um livro-objeto e 50 cartões postais com as imagens e histórias que eu escrevia sobre as viagens nas redes sociais", conta ele, que há três décadas registrou a construção do shopping.

MAC e Rio de Janeiro pelas lentes de Renato Moreth / Reprodução

Além do Plaza, a exposição 'Viajando Juntos' passou pelo Corredor Cultural do Ministério Público do Rio (MPRJ). Renato já fez mais de 30 mostras ao longo da carreira. A última delas, no Bistrô do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC). Entre os diferentes espaços onde seus trabalhos foram exibidos, estão a Besha Gallery, no Paraná; o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Santa Teresa; a galeria Mariana Moura, no Recife; e a cidade de Nova Iorque. Em 2016, o fotógrafo montou a individual 'Panoramic Portfolio', com material analógico e negativos panorâmicos, feitos com uma Hasselblad X-Pan, e que ficou 40 dias em cartaz na cidade norteamericana.


Atualmente, Renato Moreth é curador da Reserva Cultural, no projeto 'Tarja Preta', em que convida fotógrafos para mostrar seus trabalhos ao público. Mesmo tendo viajado por lugares exóticos, extremamente ricos em imagens e significados, ele não abre mão de fotografar no 'quintal' de casa, e está sempre apontando as lentes para os múltiplos cenários deste lado da baía de Guanabara, incluindo paisagens, cenas urbanas e arquitetura.

O céu de Icaraí ao anoitecer / Foto: Ricardo Moreth, Reprodução

A exposição está aberta ao público das 13h às 17h, todas as terças, quartas e quintas. É indispensável o uso de máscara. A Câmara Municipal de Niterói fica na Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625 no Centro da cidade.




300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif