top of page

Câmara tenta evitar que pescadores percam terreno em Itaipu

A Câmara Municipal de Niterói, através de sua recém criada Comissão Especial para garantia da proteção dos direitos dos pescadores artesanais de Itaipu, encaminhou na semana passada, uma carta para o grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro, José Ricardo Salgueiro de Castro. O objetivo é impedir que os pescadores sejam despejados. O terreno ocupado por quase um século pelas mesmas famílias, e onde inclusive já funcionou a sede da Colônia Z-7, foi objeto de uma ação de reintegração de posse, promovida pela Loja Maçônica Cláudia Maria Diz Zveiter, que é parte da Grande Loja do Estado do Rio de Janeiro.

Divulgação

Na carta os vereadores informam sobre a criação da Comissão Especial, esclarecem os objetivos de assegurar a proteção daquele território tradicional da pesca artesanal de Itaipu, protegida por lei municipal como patrimônio cultural imaterial da cidade, e solicitam uma reunião com os representantes da Grande Loja a fim de que se construa um acordo para a questão. 

Na ação judicial a Loja Maçônica questiona a posse dos pescadores, contrariando laudos antropológicos elaborados pela Universidade Federal Fluminense. Estudos elaborados pelas áreas de Antropologia e Direito da UFF comprovam a posse histórica dos pescadores.


"Foram aprovadas diversas iniciativas que serão tomadas pela Comissão Especial, mas o primeiro gesto nosso foi solicitar uma reunião com a Grande Loja Maçônica e da Loja Maçônica Cláudia Zveiter. Pretendemos mediar um acordo, não desrespeitando de forma alguma o Poder Judiciário, mas buscando conciliar os interesses da cidade, na proteção da tradição, da memória e da cultura do Quintal dos Pescadores, com os princípios maçônicos de preservação de uma sociedade justa e fraterna. Acreditamos que seja possível uma conciliação que não prejudique esse interesse social e cultural, e que também não termine por macular a imagem da Maçonaria em nossa cidade.", disse o vereador Paulo Eduardo Gomes (PSOL), Presidente da Comissão Especial.


O Antropólogo e Professor da Faculdade de Direito, Ronaldo Lobão, parabenizou a iniciativa da Câmara Municipal e destacou a importância da proteção daquele ambiente da cidade.


"O terreno objeto da disputa foi inclusive sede da Colônia de Pescadores, configurando que todo o imóvel que hoje está na posse dos pescadores deve sim ser preservado como parte da história do município de Niterói, afastando-o da cobiça que degenera nosso patrimônio histórico cultural. A história da comunidade tradicional dos pescadores de Itaipu remonta ao século XIX e este fato já está fartamente documentado em teses e dissertações acadêmicas. É fundamental a proteção daquela território!", disse ele.


A comunidade afetada pela ação judicial é parte da história de Niterói, sendo que um dos seus moradores, o pescador artesanal Jairo Augusto da Silva, recebeu a Medalha Legislativa José Clemente, da Câmara de Vereadores de Niterói, por sua luta em defesa do território pesqueiro de Itaipu, que entre suas poucas porém importantes vitórias alcançou a implantação da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu no ano de 2013. 


A Comissão Especial solicitou também uma reunião com a Juíza do processo, Daniela Ferro, para apresentar os objetivos da Comissão e mostrar que não há intenção de descumprir a decisão, mas sim de mediar uma proposta de assegure os interesses culturais que precisam ser protegidos.

Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editores Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal. Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.
Rua Gen. Andrade Neves, 9/619, Centro, Niterói, Est. do Rio,

Cep 24210-000. 

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page