Camaronês decide vitória da Suíça sobre seu país natal
No duelo que abriu a chave brasileira na Copa do Mundo do Catar, melhor para a Suíça. Nesta quinta-feira (24), os suíços derrotaram Camarões por 1 a 0 no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah, pelo Grupo G da competição.
Curiosamente, o gol da vitória europeia saiu dos pés de um atacante nascido no país adversário. Breel Embolo é natural de Yaoundé, capital camaronesa, de onde saiu aos cinco anos, com a mãe, para viver na França e, no ano seguinte, na Suíça. O jogador se naturalizou em 2014, ano em que estreou na equipe profissional do Basel, time da cidade suíça onde foi morar.
Na primeira finalização em direção à meta camaronesa no segundo tempo, logo aos dois minutos, os suíços abriram o placar. O volante Remo Freuler lançou Xherdan Shaqiri na esquerda. O meia cruzou de primeira e rasteiro para Embolo, livre, concluir para as redes. O camisa 7 apenas levantou as duas mãos para o céu, ficou estático, e não comemorou o gol contra o seu país natal.
Ao final do jogo, o técnico camaronês Rigobert Song, apesar da derrota, disse estar orgulhoso do "irmãozinho" Embolo pelo gol numa Copa do Mundo. "Nós nos conhecemos, ele é meu irmãozinho... Só porque estamos em equipes diferentes, isso não significa que ainda não sejamos irmãos", disse Song.
O triunfo manteve a escrita suíça de não perder na primeira rodada de uma Copa desde 1966, na Inglaterra. De lá para cá, são quatro empates e, agora, três vitórias. O país não esteve presente nos Mundiais de 1970 a 1990, 1998 e 2002. Os Leões Indomáveis (como é conhecida a seleção de Camarões), por outro lado, sofreram a oitava derrota consecutiva em um Mundial. A última vez que os africanos saíram de campo vitoriosos na competição foi há 20 anos, no Japão.
Os suíços têm o Brasil como próximo adversário, na segunda-feira (28), às 13h, no Estádio 974, em Doha. No mesmo dia, mas às 7h, Camarões encara a Sérvia, novamente no Al Janoub.
Uruguai e Coréia do Sul emplacam quarto 0 a 0 da Copa
A Copa do Mundo do Catar presenciou o quarto empate sem gols desta primeira rodada. Nesta quinta-feira (24), Uruguai e Coreia do Sul não saíram do 0 a 0 no Estádio Cidade da Educação, em Doha, pelo Grupo H.
Apesar da imposição sul-coreana na posse de bola e no volume ofensivo nos primeiros minutos, o Uruguai foi mais dominante em quase todo o jogo. Os uruguaios ainda mandaram duas bolas na trave: uma, na última chance da etapa inicial, em cabeçada do zagueiro Diego Godín, após cobrança de escanteio; outra, aos 43 minutos do segundo tempo, desta vez com Valverde, que avançou pela esquerda e soltou a bomba da intermediária, acertando o travessão. No geral, as oportunidades de gol foram raras e o empate sem gol refletiu o jogo.
Uruguaios e sul-coreanos voltam a campo na segunda-feira (28). Às 10h, novamente no Cidade da Educação, os Tigres Asiáticos enfrentam Gana. Às 16h, a Celeste Olímpica encara Portugal no Estádio de Lusail, reeditando o confronto pelas oitavas de final da Copa passada.
Com a Agência Brasil
Comentários