Campeonato Carioca é suspenso por decreto de Crivella
Prefeitura lança medida nesse sábado (20) que suspende jogos até o próximo dia 25/06
Por Eduardo Gomes
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, assinou nesse sábado (20) um decreto que suspende a realização de qualquer competição esportiva em espaços fechados na cidade até o próximo dia 25 de junho. A medida já foi publicada em Diário Oficial e está em vigor.
Com isso, os jogos da 4ª rodada da Taça Rio que estavam agendados para amanhã (21) e segunda-feira (22), estão temporariamente adiados. Não foram ainda definidas novas datas e locais para a realização dessas partidas. Flamengo 3x0 Bangu, jogo ocorrido na última quinta-feira (18), e Portuguesa 0x0 Boavista, partida realizada ontem (19), foram as disputas já realizadas após esse precipitado e confuso retorno do Campeonato Carioca em um cenário ainda grave da pandemia em todo o Rio de Janeiro.
Botafogo e Fluminense, que se colocaram contrários ao retorno do futebol antes de julho, continuam travando disputas judiciais para não retornarem aos campos nesse mês de junho. Ainda não houve acordo entre as partes, em processo mediada pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A equipe tricolor voltou aos treinos apenas na última sexta-feira (19), enquanto os alvinegros retornaram às atividades com o elenco nesse sábado (20).
Por hora, todos os jogos da competição estão adiados até o próximo dia 25/06, assim como qualquer outra competição esportiva a ser realizada em espaços fechados na cidade. Essa medida explicita o recuo da prefeitura que, junto à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) e alguns clubes que pressionaram para esse objetivo (como Flamengo e Vasco), estabeleceu o retorno precipitado do campeonato no último dia 18. Tal decisão se demonstrou completamente incoerente, tendo o Rio de Janeiro sido o primeiro estado a retornar com o futebol no país, mesmo sendo aquele que possui o segundo maior número de contaminados e óbitos pela Covid-19, assim como a maior taxa de letalidade em todo o Brasil em casos da doença (9,2%, segundo dados do CONASS).
A FERJ se pronunciou, por meio de sua conta oficial do twitter, expressando que irá respeitar a decisão tomada pelo executivo municipal da capital do estado:
A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro tomou conhecimento da publicação do decreto no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro e continua fiel ao princípio de só realizar partidas do Campeonato Carioca 2020 com autorização do órgão competente.
Comments