Campeonato Carioca volta hoje

Em meio a diversas críticas e no calor da pandemia, Flamengo x Bangu reabrem a competição depois de 94 dias de paralisação


Por Eduardo Gomes


Flamengo, de Gabigol, volta aos gramados hoje às 21h contra o Bangu pelo Carioca. Foto: Reprodução

Mesmo com todo o cenário ainda agravante da pandemia da Covid-19, onde a cidade do Rio de Janeiro (assim como o estado de forma geral) continua como um dos epicentros da doença no Brasil, o Campeonato Carioca terá seu retorno nessa quinta-feira (18).


Nos últimos dias, o Jornal Toda Palavra noticiou os bastidores desse paulatino processo de retorno do Campeonato Carioca, até sua culminação. Apenas dois clubes da Série A da competição, Botafogo e Fluminense, ainda se posicionam como contrários ao retorno do torneio, tendo ambos optado pelo caminho da justiça para obterem o direito de não colocarem seus jogadores em campo nesse momento ainda complexo.


A diretoria do Flamengo, desde maio e ignorando de forma irresponsável as recomendações dadas pelos órgãos de saúde, se colocou como defensora do retorno do campeonato. O clube foi o primeiro, no estado do Rio de Janeiro, a testar seus jogadores e demais funcionários, tal como retornar aos treinamentos. Tudo isso no mês anterior.


Os presidentes de Flamengo e Vasco, também, se reuniram em maio com o presidente Jair Bolsonaro, que desde o início da pandemia se colocou contrário ao isolamento social, o que gerou diversas crises no país e fez com que o cenário de combate ao coronavírus no Brasil, ficasse cada vez mais instável e confuso.


Hoje, seguindo uma série de protocolos estabelecidos mas que, obviamente, não garantem 100% a segurança de todos que estarão envolvidos, Flamengo e Bangu reabrirão o Campeonato Carioca no Maracanã. As prováveis escalações das equipes, que jogarão às 21h e sem transmissão pela televisão (já que Flamengo e Globo não entraram em acordo acerca dos direitos de transmissão da partida), são as seguintes:


FLAMENGO: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Felipe Luís; William Arão, Gérson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico Jorge Jesus.


BANGU: Matheus Inácio; Juliano, Michel, Rodrigo Lobão e Dieyson; Felipe Dias, Josiel, Rhayner e Juan Felipe; Rocha e Jairinho. Técnico: Eduardo Allax.


Mesmo com o exemplo de competições europeias que já estão retornando com suas competições de futebol, é necessário destacar que, diferente desses outros países, no caso do Brasil a curva de contaminação do coronavírus ainda não está em baixa. Pelo contrário, há muitas regiões em que a contaminação está aumentando. E no caso do Rio de Janeiro, o caso é ainda mais agravante por se tratar do estado brasileiro com a maior taxa de letalidade em todo o país (9,4%). Já são, segundo o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS), mais de 86 mil casos e 8.138 óbitos em todo o estado. Ainda que o retorno do Campeonato Carioca esteja confirmado, é inegável que o futebol (assim como shoppings e outros espaços já reabertos) poderia esperar um pouco mais.

1/3
300x250px - para veicular a partir do di

 Conheça a nova Scooter Elétrica

Não precisa de CNH, sem placa e sem IPVA

Leia também: