Candidato da esquerda vence no Uruguai
O ex-professor de história e prefeito Yamandu Orsi, de 57 anos, candidato apoiado pelo ex-presidente Pepe Mujica, venceu neste domingo (24/11) o segundo turno das eleições para presidente no Uruguai. Orsi, da Frente Ampla (FA), disputou o pleito com o candidato de centro-direita Álvaro Delgado, do Partido Nacional e ex-secretário da presidência no governo de Luis Lacalle Pou.
A vitória de Orsi foi projetada antes mesmo da finalização total da contagem de votos. Segundo o Canal 10, que se baseia nos dados da Equipos Consultores, o progressista fecha a votação com 49%, contra 46,6% de Delgado. Já o Canal 12, com base em pesquisa da Cifra, aponta 49,5% para Orsi e 45,9% para Delgado.
A participação no segundo turno deste domingo atingiu 89,4%, segundo dados da Corte Eleitoral divulgados pela imprensa local.
Ao longo da campanha, Yamandu Orsi buscou tranquilizar os eleitores, afirmando que não planeja uma mudança política drástica no país tradicionalmente moderado e relativamente próspero de 3,5 milhões de habitantes, conhecido por suas praias, Cannabis legalizada e economia estável.
コメント