Canto do Rio vive a expectativa de retornar ao seu CT
Centro de Treinamento Jair Marinho, inaugurado ano passado no Clube Mauá em São Gonçalo, virou Hospital de Campanha na pandemia
Edu Gomes
O Canto do Rio Foot-Bal Club, agremiação fundada em 1913 e conhecida carinhosamente pelos niteroienses como Cantusca, vive a expectativa de retornar ao seu Centro de Treinamento, inaugurado ano passado no Clube Mauá em São Gonçalo. O espaço foi cedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Prefeitura de São Gonçalo para ativarem o Hospital de Campanha da cidade em meio à pandemia, estando agora o clube niteroiense esperançoso para que possa retornar às preparações de suas categorias de base quando toda essa situação atual da Covid-19 se resolver.
O CT foi inaugurado em setembro do ano passado e leva o nome de Jair Marinho, lateral direito que foi bicampeão mundial com a seleção brasileira em 1962. Jair viveu os últimos anos de sua vida em Niterói e foi homenageado pelo Cantusca em 2019, quando o CT foi instituído. Aos 83 anos, o ex-lateral faleceu em 07 de março desse ano, vítima de complicações decorrentes de um AVC. Felizmente, recebeu ainda em vida a bela homenagem feita pelo Canto do Rio.
A esperança de, assim que possível, retornar com o Centro de Treinamento em São Gonçalo, faz parte da expectativa do Canto do Rio para alçar vôos maiores em sua restruturação no futebol. A equipe voltou a disputar um Campeonato Carioca de futebol profissional em 2018 depois de oito anos afastada, quando ficou com a 3ª colocação na Série C da competição, quase conseguindo o acesso para a Série B2. O objetivo do CT montado é, além de facilitar o retorno e preparação para os jogos do profissional, estabelecer um fortalecimento das categorias de base do clube, visando a formação de jovens que possam reerguer o Cantusca a longo prazo.
Nomes fortes do futebol nacional foram revelados pelo Canto do Rio, como Gérson "Canhotinha de Ouro", meia armador campeão mundial pela seleção brasileira em 1970 e, mais recentemente, o atacante Vinícius Júnior, que iniciou sua trajetória no futsal do Cantusca e hoje joga no Real Madrid, da Espanha.
Além do Centro de Treinamento na cidade vizinha, a agremiação busca viabilizar, junto à Prefeitura de Niterói e ao Governo do Estado do Rio de Janeiro, a possibilidade de utilizar o Caio Martins (que ontem completou 79 anos desde sua inauguração em 20 de julho de 1941) como estádio para a realização de seus futuros jogos no profissional. Quando disputou a Série C do Carioca em 2018, o clube levou suas partidas para o Estádio Municipal Alziro de Almeida, o Alzirão, praça esportiva localizada no município de Itaboraí e que tem abrigado boa parte dos jogos de equipes do Leste Fluminense. O Caio Martins, atualmente, continua sendo a sede das categorias de base do Botafogo de Futebol e Regatas. Vamos aguardar e torcer pelo desenvolvimento do esporte e por um retorno próximo do futebol profissional em Niterói.
Comments