Capacitação gratuita para empreendedores culturais do Leste Fluminense
- Mehane Albuquerque
- há 1 dia
- 3 min de leitura
Inspirar e capacitar empreendedores e produtores culturais das cidades do Leste Fluminense, com o objetivo de transformar suas ideias em projetos viáveis e sustentáveis para que possam gerar impacto social e cultural. Essa é a proposta da oficina gratuita sobre planejamento e gestão de projetos culturais que o projeto “Caminhos Criativos” traz para a região. Voltada a empreendedores de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e demais municípios do Leste Fluminense, a atividade será realizada na sexta-feira, 24 de outubro, entre 17h e 21h, no Espaço Cultural Ana Maria Gac (Teatro Municipal), em Tanguá.

A realização é da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa em parceria com o Instituto Futuros. As vagas são limitadas e o formulário de inscrição pode ser acessado aqui.
O encontro tem como objetivo apoiar os participantes no processo de construção, desenvolvimento e gerenciamento de seus projetos, que podem estar inseridos em áreas diversas como artes cênicas, música, moda, design e audiovisual, dentre outros. Com duração de quatro horas, a oficina abordará temas essenciais aos empreendedores como estruturação, planejamento, orçamento, fontes de financiamento, gestão e prestação de contas. Ao fim do encontro, os empreendedores presentes receberão um certificado de participação.
Outras nove cidades do estado do Rio e regiões recebem oficinas de capacitação entre os meses de outubro e novembro, impulsionando a cadeia da economia criativa fluminense. Acesse o cronograma completo com todas as cidades e outras informações.
“Estamos felizes e empolgados com essa parceria com o Instituto Futuros, reconhecendo sua história, e esperamos poder desenvolver ações em todos os territórios fluminenses, impactando cada município e promovendo a autonomia dos fazedores de cultura", destaca Claudia Viana, subsecretária de Formação, Acesso a Equipamentos Culturais, Difusão e Inovação.
Edital
Com investimento de R$ 2,9 milhões, o projeto “Caminhos Criativos” também está com inscrições abertas para um edital que selecionará 30 iniciativas do Estado para um ciclo de aceleração de cinco meses, de janeiro a junho de 2026. O ciclo contará com atividades como 720 horas de mentorias individualizadas, além de workshops, palestras e rodas de conversas. As inscrições para o edital devem ser feitas até 7 de novembro pelo site.
“Ao longo de seus 24 anos de história, o Instituto Futuros se especializou em promover formações e ciclos de aceleração para empreendedores e agentes da cultura de diversos estados do Brasil, fortalecendo o ecossistema da economia criativa, que representa mais de 3% do PIB nacional e gera milhões de empregos. Desde 2017, mais de 1.300 empreendedores foram impactados pelos programas promovidos pelo Instituto - sendo 153 deles em 10 ciclos de aceleração realizados nos últimos nove anos. Desenvolvemos uma metodologia própria e assertiva para as principais necessidades deste setor e, agora junto à Secec-RJ, damos mais um passo nessa trajetória de incentivo à autonomia e à consolidação de projetos culturais”, ressalta Carla Uller, Gerente Executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Instituto Futuros.
A metodologia e implementação do “Caminhos Criativos” é realizada pelo Instituto Futuros e tem realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Escola Estadual de Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc.
Sobre o Instituto Futuros
Fundado em 2001, o Instituto Futuros (antigo Instituto Oi Futuro) desenvolve e cocria projetos de Cultura e Educação pelo Brasil, impulsionando a construção de futuros mais inclusivos e sustentáveis. Em 2025, a entidade renovou sua marca e identidade visual, consolidando o atual momento da organização, que se abriu para novos patrocinadores e parceiros privados e do poder público.
No campo da cultura, a instituição é gestora do Futuros - Arte e Tecnologia, centro cultural carioca com galerias de arte, teatro multiuso e o Musehum - Museu das Comunicações e Humanidades, que exibe parte do maior acervo da história das comunicações no país e oferece experiências interativas sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas. O instituto Futuros também atua no fomento e desenvolvimento do ecossistema da Economia Criativa, promovendo ciclos de aceleração de iniciativas que têm a transformação social como propósito principal.
Na área de educação, é responsável pelo NAVE (Núcleo Avançado em Educação), parceria público-privada com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, que há 19 anos promove formação profissional e tecnológica de qualidade como resposta aos desafios da atualidade; e pela plataforma virtual Órbita, que oferece formação gratuita para profissionais de Educação de todo o país.
Serviço:
Caminhos Criativos - Oficina de Planejamento e Gestão de Projetos Culturais
Endereço: Espaço Cultural Ana Maria Gac (Teatro Municipal) - Rua Vereador Manoel de Macedo, 1040 - Centro - Tanguá
Data: 24 de outubro de 2025
Horário: 17h às 21h
Entrada franca