Carnaval de Niterói já toca na Rádio Toda Palavra


O Carnaval de Niterói, que chegou a ser o segundo mais importante do país, ganha este ano - quando retorna fora de época, de 20 a 23 de abril, depois da interrupção no ano passado imposta pela pandemia de covid-19 - um novo aliado. A Rádio Toda Palavra, que iniciou este mês as suas transmissões em caráter experimental, já vem dedicando boa parte de sua programação aos preparativos da festa, a ser realizada este ano no Caminho Niemeyer, junto ao Teatro Popular Oscar Niemeyer, local que poderá vir a se transformar definitivamente no sambódromo de Niterói.

Enquanto a prefeitura de Niterói realiza a montagem da infraestrutura para a realização dos desfiles, a Rádio Toda Palavra coloca no ar uma programação que está ajudando a esquentar os tamborins e reavivar a memória dos velhos carnavais da cidade. De segunda a sexta-feira, no horário entre 8 e 18 horas, a emissora transmite os sambas enredo das escolas do Grupo A, gravados pela Niterói Discos, acompanhados de uma resenha sobre a história de cada enredo.

Os velhos carnavais da Cidade Sorriso também estão sendo revividos na programação da emissora. Histórias deliciosas e momentos marcantes da folia desde o século XIX, como os picolés de cachaça, os banhos de mar à fantasia e as origens dos blocos e das escolas de samba da cidade, são narradas em oito programetes de cerca de quatro minutos pelo professor Leandro Silveira, um dos autores do livro “Antigamente é que era bom”, sobre as tradições carnavalescas de Niterói.

Um time de jornalistas e comentaristas de peso vai transmitir, ao vivo, os três dias de desfiles das escolas de samba de Niterói. As transmissões serão comandadas pelo experiente jornalista e apresentador Marcos Gomes (ex-rádios Jornal do Brasil, CBN, Roquete Pinto e Nacional, entre outras), com a participação do editor-chefe do jornal Toda Palavra, Luiz Augusto Erthal. Dois professores especialistas em carnaval - Leandro Silveira e Eduardo Gomes - serão os comentaristas convidados, enquanto o repórter Camilo Borges, profundo conhecedor do mundo do samba de Niterói, trará entrevistas ao vivo e o clima do desfile direto da passarela montada no Caminho Niemeyer.

As transmissões poderão ser acompanhadas tanto pela web, em www.radiotodapalavra.com.br, quanto pelo rádio, na frequência 98.5 MHz. O desfile das escolas de samba marca também o início de um parceria da Rádio Toda Palavra com a Rádio NB FM 98.5 MHz - ZYL 917, que volta ao dial em transmissão simultânea com a nova emissora.


300x250px.gif
728x90px.gif