top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 03 04 25.jpg

Carnaval em Niterói é considerado o melhor dos últimos anos

Niterói realizou o melhor e mais organizado carnaval dos últimos anos, tanto em relação ao desfile oficial das escolas de samba, no Caminho Niemeyer, quanto em relação aos blocos nas ruas e a folia nos bairros. Além da alegria dos foliões, um dado importante foi o nível de segurança e a participação das famílias.

Sinfônica Ambulante - Foto: Flavia Abranches / Divulgação
Sinfônica Ambulante - Foto: Flavia Abranches / Divulgação

No domingo, dia 9/3, em vários pontos da cidades, milhares de pessoas brincaram e fecharam o ciclo do carnaval de 2025. Com este espírito festivo, Niterói retoma o prestígio de fazer o segundo melhor, mais animado e organizado carnaval do Estado do Rio de Janeiro,. desde o começo do carnaval espontâneo na Rua da Conceição e a criação da primeira escola de Samba do País, a "Deixa Falar” pelo niteroiense nascido em Jurujuba, o compositor Ismael Silva.


Organizado e planejado pela Prefeitura de Niterói, através da Niterói Empresa de Turismo e Lazer (Neltur). No domingo, Projeto Social Cuida Bem de Mim colocou, pelo segundo ano consecutivo, o seu bloco na rua. Foram cerca de 200 foliões, que, além de curtirem o evento, levaram solidariedade e ajuda aos mais necessitados. O valor arrecadado com a venda dos abadás e os alimentos não perecíveis recebidos no evento serão distribuídos às instituições sociais, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Além de solidário, tata-se do primeiro bloco também sustentável. Diversos contêineres foram dispostos no local para coleta seletiva. Assim, a separação dos resíduos é feita de forma correta e organizada. Uma parceria com a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

O bloco foi criado com o intuito de chamar atenção para o projeto social Cuida Bem de Mim, idealizado, em 2018, por Bernardo Medeiros, filho do cantor Dalto, que escolheu o nome do projeto como uma forma de homenagear o seu pai, compositor de um dos maiores sucessos dos anos 80: “Muito Estranho (Cuida Bem de Mim)”.

Divulgação
Divulgação

No domingo, também, a folia ficou por conta do bloco Vou Zoar, tradicional da cidade, que levou centenas de jovens ao Caminho Niemeyer, com muita animação e samba no pé. Já em São Francisco, no tradicional Bistrô Divino, no calçadão, a festa foi animada pelo bloco Niterói 60 UP, que reuniu dezenas de pessoas da terceira idade. Um evento que conquistou os presentes e tradicionais frequentadores do Bistrô.

Na Zonal Sul, no sábado carnavalesco começou na praça do Ingá e terminou na Praia de Icaraí com a criativa e animada Orquestra Sinfônica Ambulante.

Paulo Bagueira, presidente da Comissão de Carnaval e secretário de Governo de Niterói, elogiou a qualidade do desfile das Escolas de Samba no Caminho Niemeyer e a animação dos carnavais de bairros, ressaltando a vitória da Acadêmicos de Niterói, que agora, junto com a Viradouro, integra a elite do Carnaval do Rio de Janeiro.

Vou zoar / Divulgação
Vou zoar / Divulgação

“Fizemos um belo carnaval, com um ótimo desfile das escolas de samba aqui e no Rio de Janeiro. Tivemos uma programação diversificada que incluiu carnavais de bairros e dezenas de blocos pelas ruas da cidade. O amor dos niteroienses pelo carnaval e a infraestrutura oferecida pela Prefeitura foram fundamentais para este sucesso”, afirmou Bagueira.


Ele destacou o apoio da Prefeitura, liderada pelo prefeito Rodrigo Neves, que garantiu a liberação antecipada das subvenções para as escolas de samba, permitindo uma melhor organização e planejamento. O Caminho Niemeyer, segundo Bagueira, foi um fator crucial para a visibilidade das escolas.

Paulo Bagueira, Rodrigo Neves e André Bento / Divulgação
Paulo Bagueira, Rodrigo Neves e André Bento / Divulgação

“A estrutura que oferecemos é de alta qualidade e a cada ano melhoramos ainda mais. O Caminho Niemeyer se tornou um espaço emblemático para os desfiles de Niterói”, afirmou.


Para o presidente da Neltur, André Bento, além da beleza, do crescimento profissional das escolas de samba da cidade, o impacto do Caminho Niemeyer e a animação nas ruas, faz do carnaval de Niterói um importante evento de apelo turístico, que faz girar a economia criativa da cidade. Os efeitos dos investimentos já se traduzem com o polo hoteleiro atingindo 85% de ocupação e as pousadas na Região Oceânica que chegaram a 100 %. movimentando a economia local.


De acordo com o presidente da Neltur, o crescimento do desfile ganhou musculatura pela Lei do Carnaval aprovada pela Prefeitura, que garante investimentos e segurança às escolas e pela sensibilidade do prefeito Rodrigo Neves, que acredita no Carnaval de Niterói como um dos mais importantes eventos populares e criativos da nossa cultura.

Commentaires


banner 100 dias niteroi 300x250 03 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page