Carrossel de Emoções abre circuito de blocos no Rio
O ritmo da favela deu o tom do desfile do Carrossel de Emoções, que abriu a programação do circuito de megablocos do Carnaval de Rua do Rio na manhã deste sábado (1/2). A festa começou em grande estilo, ao som de sucessos de Claudinho e Buchecha, Mr. Catra e Ludmilla, com direito a presença marcante da Corte Real. Um público estimado em 40 mil pessoas lotou a Rua Primeiro de Março, ao som nostálgico dos anos 2000, com versões ritmadas para clássicos do funk, como “Rap da felicidade”, de Cidinho e Doca, além de hits da nova geração, como “Quem é”, de MC Daleste, e “Sua cara”, de Anitta e Pabllo Vittar.

"O Carrossel de Emoções é um bloco tradicional do Rio. São 13 anos de história e mais uma vez abriu o Carnaval com a alegria que o público esperava. A cidade está completamente preparada para receber o folião, que tem até o dia 9 de março para curtir o Carnaval diverso e democrático que o Rio tem para oferecer" – destacou o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.
Famoso entre cariocas e turistas, o Carrossel de Emoções nasceu na Zona Oeste, na Barra da Tijuca, mas se apresenta pelo segundo ano consecutivo no Centro da cidade. O desfile deste ano fez uma homenagem à nostalgia dos anos 2000, incluindo no roteiro sucessos da música nacional, samba e axé.
"É uma alegria imensa participar da abertura do Carnaval. Eu estava com um frio na barriga, mas muito feliz, e foi incrível. O bom é que a festa está só começando" – comentou a rainha da Corte Real, Thuane de Oliveira.
A folia se estendeu por todo o sábado. Ainda pela manhã, o Fina Batucada animou o Centro com a energia contagiante de sua bateria, majoritariamente composta por mulheres; e o clássico bloco infantil Sorvetada Gigantes da Lira também arrastou foliões de todas as idades para Laranjeiras, com seu desfile lúdico.
À tarde a festa ficou a cargo do Folia Largo do Sapê, em Bento Ribeiro; da Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária, no Centro, e do Tá Chegando a Hora, em Pedra de Guaratiba.
A folia continua
A festa continua neste domingo (2/2) com o desfile do segundo megabloco do circuito, a partir das 7h. O Chá da Alice, inspirado no universo fantástico da obra “Alice no País das Maravilhas”, promete atrair foliões pela Rua Primeiro de Março com o axé da banda Babado Novo, liderada por Mari Antunes, e participações especiais de É o Tchan e Sambay, a primeira roda de samba voltada para o público LGBTQIAPN+.
A Riotur divulgou o plano operacional para o Carnaval de Rua 2025 abrangendo 37 dias de folia e com a expectativa de reunir cerca de seis milhões de pessoas por toda a cidade. Estão previstos 482 desfiles, com 685 blocos inscritos para as apresentações espalhadas por diversas regiões do Rio. O Centro será palco de 128 desfiles, mas a folia também estará garantida nas zonas Norte, Sul e Oeste, além de Grande Tijuca, Ilhas e Jacarepaguá.
Centenas de blocos vão atrair foliões até o dia 9 de março. A lista completa com todas as atrações do Carnaval de Rua deste ano está no aplicativo Blocos do Rio 2025, disponível em todas as plataformas digitais. A ferramenta, gratuita, funciona por geolocalização e oferece informações como data, horário e percurso. Para encontrar o cortejo favorito, o folião também pode visitar o site oficial e conferir o calendário dos desfiles, notícias sobre os blocos e mais informações sobre o Carnaval de Rua Rio 2025.
Confira a lista dos desfiles deste domingo (2/2)
– Bloco Chá da Alice (Megabloco)
Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – R. Primeiro de Março, 66 – Centro
Concentração: 7h. Início: 8h. Fim: 12h
– Bloco Okê (Tradicional)
Endereço: Parque do Flamengo, 278 – Flamengo
Concentração: 14h. Início: 15h. Fim: 20h
– Bloco Carnavalesco Xodó da Piedade (Tradicional)
Endereço: R. João Pinheiro, 171 – Piedade
Concentração: 16h. Início: 18h. Fim: 22h
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura do Rio
Kommentare