top of page
banner 100 dias niteroi 780x90 11 04 25.jpg

Cartório cria museu para mostrar como eram feitos registros antigos

Atualizado: 28 de nov. de 2024

Depois de dar início ao processo de restauração do acervo de documentos históricos no 2º Ofício de Notas de Nova Iguaçu — já em fase adiantada — o doutor em direito, professor, pesquisador, músico, tabelião e niteroiense Gilson Carlos Sant'Anna, titular deste que é o cartório mais antigo no território fluminense, criado em 1883, antes da fusão dos estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, resolveu ir além.

Divulgação

Para completar o trabalho de recuperação da memória na região, ele criou o Museu Histórico do Segundo Ofício de Justiça de Nova Iguaçu. O objetivo é mostrar aos visitantes, especialmente alunos das escolas locais, como eram feitos antigamente os regitstros notariais, escritos nos livros a bico de pena.

Gilson Sant'Anna (camisa azul), ao lado de José Luiz Teixeira, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu e sua diretoria / Divulgação

O espaço foi inaugurado no dia 19 de novembro, com a presença de José Luiz Teixeira, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Nova Iguaçu e sua diretoria; Antônio de Pádua, Presidente Eleito da OAB de Nova Iguaçu e seu vice, Fábio Teles; Almeida dos Santos, Diretor do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Nova Iguaçu; Ricardo Gomes Rosas, Subsecretário da Fazenda do Município; Fabiano Macedo, Diretor da ANOREG/RJ (Associação dos Notários e Registradores do Brasil), além de outras personalidades do município.

Comments


banner 100 dias niteroi 300x250 11 04 25.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
Divulgação venda livro darcy.png

Os conceitos emitidos nas matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião do jornal. As colaborações, eventuais ou regulares, são feitas em caráter voluntário e aceitas pelo jornal sem qualquer compromisso trabalhista. © 2016 Mídia Express Comunicação.

A equipe

Editor Executivo: Luiz Augusto Erthal. Editoria Nacional: Vanderlei Borges. Editoria Niterói: Mehane Albuquerque. Editor Assistente: Osvaldo Maneschy. Editor de Arte: Augusto Erthal (in memoriam). Financeiro: Márcia Queiroz Erthal. Circulação, Divulgação e Logística: Ernesto Guadalupe.

Uma publicação de Mídia Express 
Comunicação e Comércio Ltda.Rua Eduardo Luiz Gomes, 188, Centro, Niterói, Estado do Rio, Cep 24.020-340

jornaltodapalavra@gmail.com

  • contact_email_red-128
  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
bottom of page