top of page
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 780x90 29 11 24.jpg

'Casa da Inclusão' é reaberta para ampliar atendimento a PcDs

O governador Cláudio Castro reinaugurou, nesta segunda-feira (9/9), a Casa da Inclusão, local que abriga o Núcleo Estadual de Atendimento à Pessoa com Deficiência (NEAD), no Centro do Rio. A estrutura, coordenada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Renda é uma unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine), voltada exclusivamente para este atendimento especializado. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 350 mil para as melhorias.

Divulgação

"Já inauguramos um posto do Detran especificamente para PCDs, reformamos o NEAD e inauguramos o primeiro centro de atendimento para autistas do Estado do Rio. Fomos muito além do discurso e colocamos as ações em prática. As necessidades das pessoas com deficiência devem ser olhadas com muita atenção", afirmou o governador Cláudio Castro.


Áreas reformadas


Antes subutilizado, o núcleo agora é um ambiente funcional e acessível, beneficiando diretamente a população atendida. As intervenções incluíram correção do piso tátil, conserto do elevador que dava acesso ao segundo andar, e outras adaptações. A expectativa do Governo do Estado é de dobrar o número de atendimentos diários, de 20 para 40.


A Casa da Inclusão passa a ter espaços multifuncionais com salas específicas para processo seletivo. O núcleo também contará com sala de informática – para acesso a e-mails, criação de currículos e realização de cursos de informática básica para iniciantes.


A Casa da Inclusão recebe espaços multifuncionais, em que foram criadas salas específicas para processo seletivo. O núcleo também contará sala de informática – para acesso a e-mails, criação de currículos e realização de cursos de informática básica para iniciantes.

Divulgação

"Essa reinauguração tem um significado muito importante. Nós precisamos, de fato, incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho, quebrando qualquer barreira que houver. Essa é a missão do NEAD", afirmou o secretário Estadual de Trabalho e Renda, Felipinho Ravis.


O local agora também conta, agora, com um auditório para a realização de palestras e treinamentos voltados ao mercado de trabalho.


Projeto Mães Atípicas

Estima-se que 32% das mulheres de 14 anos ou mais no país cuidam de um filho com alguma deficiência. O objetivo do Projeto Mães Atípicas é inserí-las no âmbito profissional, conscientizando empresas quanto à implementação de vagas específicas para elas.

O NEAD tem equipe especializada (assistente social, psicólogas e diversos palestrantes) para ajudar a diminuir o impacto emocional e dar apoio a essas mães.


Serviço


Casa da Inclusão:

Endereço: Rua do Lavradio, 42, Centro - Rio de Janeiro

Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, das 9h às 16h


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Commenti


Divulgação venda livro darcy.png
banner felicidade é viver aqui niteroi mulher 300x250 27 11 24.jpg
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page