Casos de covid-19 aumentam 10% em Niterói

A Prefeitura de Niterói, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Estatal de Saúde (FeSaude), retoma nesta segunda-feira (10/1) a testagem para covid-19 no modelo drive-thru. A medida foi tomada por conta do aumento de 10% nos casos da doença nas últimas semanas. A testagem, rápida por antígeno, vai acontecer no Campus da UFF do Gragoatá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (aberto ao público até às 16h); e aos sábados, das 8h às 12h (aberto ao público até às 11h).

Foto: Berg Silva / Prefeitura de Niterói

O agendamento poderá ser feito na plataforma Dados do Bem. O teste também poderá ser feito por demanda espontânea e estará disponível para quem apresentar sintomas gripais (1º ao 8º dia) ou que tiver contato com casos confirmados. Além dos carros, pedestres também serão atendidos.


Documentos e agendamento no app


Para a realização de testes de covid-19 em Niterói, será preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência no município. Para evitar aglomerações e exposição ao vírus, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a população baixe o aplicativo Dados do Bem em seu celular e realize o agendamento da testagem seguindo as orientações do próprio aplicativo. O agendamento já está disponível na plataforma.

O município apresentou aumento no número de casos da doença nas últimas semanas. A orientação é que os casos sintomáticos realizem o teste a partir do primeiro dia dos sintomas. Pessoas assintomáticas que tiveram contato com caso confirmado de covid-19, devem realizar a coleta entre o 5º e 7º dia após a data do último contato.


Policínicas também realizam teste


Além do drive-thru, o município oferta testes rápidos de antígeno para covid-19 nas Policlínicas, Unidades Básicas e unidades do Programa Médico de Família. Já o teste swab para RT PCR é realizado nas 8 Policlínicas Regionais e na Unidade Básica Centro. A partir da próxima semana os testes serão feitos de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até às 16h. As unidades de urgência e emergência testam somente os pacientes com indicação de internação e gestantes com sintomas respiratórios.


Outra medida é o reforço no serviço de telemonitoramento principalmente para o acompanhamento de idosos, gestantes e crianças com menos de 11 anos.


Serviço


Testagem de Covid-19 no drive-thru da UFF

Endereço: Campus Gragoatá - Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.

Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (aberto ao público até às 16h) e sábado, das 8h às 12h (aberto ao público até às 11h).

Documentação: Documento de identificação com foto e comprovante de residência.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói




300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif