top of page
banners dengue balde niteroi 728x90 29 2 24.jpg

Castramóvel do RJPET chega a São Gonçalo


Foto: Reprodução

Donos de cães e gatos de São Gonçalo poderão castrar seus animaizinhos nos ônibus castramóveis do RJPET, programa da Secretaria de Estado de Saúde. Desde segunda-feira (6/3), o ônibus está disponível no estacionamento do São Gonçalo Shopping. O serviço é gratuito e aberto a pessoas de qualquer região do estado.


Os ônibus ficarão 30 dias em cada local e depois seguirão para outros endereços. A Secretaria de Estado de Saúde é responsável pelas Políticas de Proteção e Bem-Estar Animal.


O horário de funcionamento é o mesmo para todos os castramóveis, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados). Os agendamentos devem ser realizados exclusivamente pelo site do programa. Os protetores podem agendar até oito castrações mensais e tutores, um animal por mês. Cada ônibus conta em média com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor. Todo o procedimento leva no mínimo 45 minutos.


A Subsecretária Camila Costa destaca que as pessoas que não têm possibilidade de comparecer aos ônibus também podem usar o serviço.


"No site, há a opção de marcar o procedimento em uma clínica veterinária mais próxima de sua casa. E temos clínicas em todas as regiões do estado. Os endereços estão disponíveis na página", diz Camila Costa.


Em dezembro de 2021, o Governo do RJ deu início ao programa estadual de esterilizações animais e, em apenas 12 meses, alcançou a marca de mais de 200 mil animais castrados, se tornando o maior projeto de castração móvel do mundo. O projeto de castração tem como um dos principais objetivos diminuir o número de animais abandonados nas ruas.


Importância da castração


De acordo com o veterinário do RJPET, Samuel Lima Pereira Figueira, uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses, com uma média de dois a seis filhotes por gestação. Ao longo de três anos, por exemplo, esse número cresceria para 1.728 gatos nas ruas. Já no caso das cadelas, segundo o veterinário, é possível estimar um número de 8 filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada 6 meses.


"O procedimento reduz os riscos de esses animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas (cadelas e gatas), evitamos infecção do útero (piometra), gravidez psicológica, tumores de mama, estresse durante o cio. Já nos machos, diminuímos as possibilidades de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território", esclarece o veterinário Samuel.


Serviço:


Castramóvel RJPET São Gonçalo:

São Gonçalo Shopping – Rodovia Niterói Manilha, 100 – Boa Vista

Período: 6 de março até 6 de abril de 2023 (de segunda a sexta-feira, exceto feriados)

Horário: Das 8h às 14h

Comentarios


Chamada Sons da Rússia5.jpg
banners dengue balde niteroi 300x250 29 2 24.jpg
Divulgação venda livro darcy.png
bottom of page