Castramóvel vai passar pelo Largo da Batalha, Icaraí e Centro

Neste domingo (7/8), os moradores do Largo da Batalha e do Maceió que possuem animais domésticos poderão agendar castração gratuita, a partir das 10h, na praça do Largo da Batalha. Os bairros serão os primeiros a receberem o Castramóvel da Prefeitura de Niterói após terem sido escolhidos pela população em uma consulta pública desde o dia 20 de junho, na plataforma Colab, aplicativo utilizado pelo Município para atender demandas do cidadão.

Foto: Luciana Carneiro / Prefeitura de Niterói

“A participação popular foi muito importante para termos um termômetro das localidades que estão acompanhando nosso trabalho e demandando o serviço. Os mais votados nesta consulta serão contemplados até o final de 2022 e também iremos aproveitar os dados da pesquisa para criar a agenda de 2023”, conta o coordenador de Proteção Animal, Marcelo Pereira.


Serão distribuídas 450 senhas (60 cães fêmeas, 90 cães machos, 150 gatos e 150 gatas), uma por pessoa. Para fazer o agendamento é necessário apresentar xerox da identidade e do CPF e comprovante de que o interessado mora em um dos bairros. Não haverá cadastro de reserva. No dia da inscrição não precisa levar o animal.


Quem fizer a inscrição assistirá uma palestra sobre cuidados após a castração e seus benefícios. As cirurgias serão realizadas entre 9 de agosto e 15 de setembro. Todos os animais castrados receberão microchip e medalha de identificação. O veículo ficará estacionado na sede da Clin no Largo da Batalha.


O veículo, que fica em média 45 dias em cada bairro, conta com sala de preparação de cirurgia e pós-cirurgia. As equipes que atuam na unidade são formadas por quatro veterinários, um anestesista e técnicos.


Para ser contemplado pelo programa, é preciso ser morador do bairro em que o Castramóvel se encontra, ser maior de idade e ter toda a documentação, não sendo permitido fazer inscrições para terceiros. O animal precisa ter mais que 4 meses e menos que 6 anos, ter menos que 25 quilos e não ser braquiocefálico (focinho achatado, como por exemplo cães das raças Pug, Buldogue Francês, Shih Tzu, Boxer, entre outras, e gatos das raças Persa e exóticos).


Consulta Pública


Com 2096 participações, a população de Niterói escolheu, pela plataforma Colab, por onde passará a unidade móvel, gerenciada pelo do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), até o fim do ano.


A região do Largo da Batalha/Maceió foi a que recebeu mais votos, com 15,72% dos votos, seguida por Icaraí (12,61%) e Centro/Ponta da Areia (11,94%) serão os próximos a receber o serviço do Castramóvel que está prestes a completar dois anos.


Para o coordenador de comunicação digital e relacionamento com o cidadão do município, Fernando Stern, a cada consulta pública, os cidadãos de Niterói se engajam mais e de forma mais profunda no processo de tomada de decisões.


“Nesta última consulta, através do Colab, o cidadão votou e tomou pra si o poder de definir a agenda do Castramóvel para o restante do ano. Isso quer dizer que a prefeitura abriu mão de algo que poderia ser totalmente interno e dividiu a condução da política pública com a população. Seguiremos estimulando cada vez mais essa participação, realizando consultas em diversas áreas do governo e que mobilizem segmentos cada vez mais amplos da sociedade”, destaca Stern.


O serviço que funciona com uma unidade móvel, desde agosto de 2020, e já realizou cirurgias de castração nos bairros do Caramujo, Engenho do Mato, Badu/Cantagalo, Engenhoca, Várzea das Moças, Santa Bárbara, Ilha da Conceição, Região Oceânica, Santa Rosa/Vital Brasil/ Pé pequeno/Viradouro, Jurujuba e Barreto.


Fonte: Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Niterói

300X350px_Negra.gif
1/3
NIT_728x90-03.gif
NIT_300x250-01.jpg
728X90px (2).gif