top of page

Castro: “Voltar a mostrar o Rio é mostrar o Brasil que cresce”

Em jantar promovido pela Esfera Brasil, nesta quinta-feira (15/6), no Palácio das Laranjeiras, o governador Cláudio Castro reforçou a um grupo de mais de 180 líderes empresariais a capacidade do estado em reassumir o protagonismo no cenário energético e de exportações do Brasil após a superação de adversidades fiscais.

Foto: Ernesto Carriço / Governo do Estado do Rio

"Nosso maior ativo é que nós temos 85% da produção de petróleo e 73% de gás do país. Somos o segundo estado que mais envia dinheiro para a União, ou seja, 20% de toda a arrecadação federal sai de quem empreende e produz no Rio de Janeiro", disse.


Castro também destacou aos convidados como o Rio atualmente possui um ambiente de negócios seguro e estável, atraindo negócios nos mais variados setores econômicos. Esse setor empresarial forte e diversificado, segundo ele, permite com que as empresas de múltiplos setores tenham destaque.


"Voltar a mostrar esse Rio de Janeiro é voltar a mostrar o Brasil que cresce. Temos um porto que é o maior do Brasil, o Porto do Açu. Ele tem duas vezes a área territorial de Manhattan, em Nova York. Trata-se do maior Complexo Portuário da América Latina, que só com 15% de operação já é responsável pela exportação do petróleo do Brasil. Temos o segundo maior parque industrial do país, o segundo maior mercado consumidor, somos o primeiro lugar em turismo e temos o maior pólo energético do Brasil", destacou.


Presente no painel, o presidente da Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Jorge Viana, falou no potencial do Rio para o crescimento nacional e como o estado é um importante ativo brasileiro, especialmente na receptividade de eventos nacionais e internacionais.


"Uma das missões da Apex é ajudar para que o Rio de Janeiro volte a ser o maior endereço dos eventos nacionais. Isso tem que voltar a acontecer, pois o Rio é a maior marca que o Brasil tem. É a mais conhecida e a mais poderosa", pontuou.


Ao lado do governador e do presidente da agência, o chairman da Esfera Brasil, João Camargo, parabenizou o papel de liderança do Rio na produção energética e como destino de vendas ao exterior. Em sua fala, Camargo também enumerou o bom momento fluminense.


"É um prestígio para a Esfera fomentar o diálogo entre empreendedores e empresários do país para mostrar que o Rio está de braços abertos. Esse é um ótimo momento para todos investirem no estado, já que há segurança jurídica, legislativa e segurança com o governador no Executivo. O Rio é, hoje, um estado que dá muito orgulho", afirmou.


Fonte: Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

コメント


Divulgação venda livro darcy.png
Chamada Sons da Rússia5.jpg
bottom of page